sexta-feira, 26 de junho de 2020

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORPORATIVO - Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VI)

UNIP EaD Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VI)
Cursos Superiores de Tecnologia PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORPORATIVO
Plano Estratégico Empresarial e de TI, Modelagem de Sistema de Informação e
Política de Segurança da Informação. Polo: Hamamatsu Japão Ano: 2020
Nome: Marcelo Felipe Tanii Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Semestre: 3°/ 2020 Orientador: Antônio Palmeira de Araújo Neto
RESUMO
Este projeto pretende integrar os conhecimentos, conceitos, métodos e
técnicas disponibilizados pela UNIP (Universidade Paulista) no curso superior
tecnológico de Gestão da Tecnologia da Informação, com intuito de capacitar o
gestor, na implantação de um eficiente planejamento estratégico na organização, usará numa rede de clínicas odontológica fictícia criada pela universidade para aplicação dos projetos, este estudo tem como diferencial o alinhamento da
estratégia da Tecnologia da Informação na administração do negócio. O projeto tem foco na implantação ou renovação dos métodos de planejamento a fim de criar e administrar o plano estratégico corporativo, com indicadores padronizados que possibilitam uma melhor visão e controle da empresa para alcançar os seus objetivos, ainda, a modelagem de sistemas de informação para trabalhar de forma eficiente: dados, informações e conhecimento como valiosos ativos da atualidade, e proteger, definindo as políticas de segurança da informação. O projeto trabalha com o gerenciamento e Gestão da Tecnologia da Informação na administração e alinhada ao negocio para trabalhar os fatores críticos de sucesso na empresa.
Palavras-chave: Estratégia; Informação; Modelagem; Planeamento; Segurança.
ABSTRACT
This project intends to integrate the knowledge, concepts, methods and techniques provided by UNIP (Universidade Paulista) in the technological course of Information Technology Management, in order to train the manager, in the implementation of an efficient strategic planning in the organization, he will use it in a network of fictitious dental clinics created by the university to implement the projects, this study has as a differential the alignment of the Information Technology strategy in business administration. The project focuses on the implementation or renewal of planning methods in order to create and manage the corporate strategic plan, with standardized indicators that enable a better view and control of the company to achieve its objectives, as well as the modeling of information systems for work efficiently: data, information and knowledge as valuable current assets, and protect, defining information security policies. The project works with the management and Information Technology Management in the administration and aligned with the business to work on the critical success factors in the company.
Keywords: Information; Modeling; Planning; Safety; Strategy.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO....................................................................................... 05
2.APRESENTAÇÃO DO CASO ............................................................................ 06
2.2 Levantamento de requisitos .................................................................. 06
3.PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL ........................................................... 07
3.1 Documento de análise da empresa ............................................................. 07
3.2 Definição da missão, da visão dos valores e dos fatores-chave de sucesso. 07
3.3 Fatores chave de sucesso ............................................................................ 07
3.4 Documento de análise estratégica dos ambientes internos e externos......08
3.5 Identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças 09
3.6 Documento de formulação estratégica ......................................................10
3.6.1 Análise mercadológica de Porter ..............................................................10
3.6.2 Foco estratégico .......................................................................................11
3.6.3 Matriz de relacionamentos ......................................................................11
3.6.4 Propostas de soluções ..............................................................................12
3.6.5 Avaliação e seleção de áreas de negócio .................................................13
3.6.6 Alocação de recursos e a definição de critérios ........................................13
3.6.7 Apontamento dos objetivos e dos planos de ação de longo prazo ............14
4. PLANO ESTRATÉGICO DE TI ......................................................................... 14
4.1 Princípios de TI...........................................................14
4.2 Análise estratégica dos ambientes internos e externos .............................14
4.3 Requisitos de negócio que impactam a TI ..............................................15
4.4 Análise do portfólio de TI atual ...........................................................15
4.5 Identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças.16
4.6 Documento de formulação estratégica ........................................................16
4.6.1 Fatores críticos de sucesso (FCS) ......................................................17
4.6.2 Foco estratégico ..................................................................................17
4.6.3 Apontamento dos objetivos e dos planos de ação de longo prazo ..........17
5. PROPOSTA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO ................................................. 17
6. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ...................................................................... 19
7. CONCLUSÃO .................................................................................................. 20
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Diante das constantes inovações e avanços tecnológicos e crescimento
interrupto da já grande quantidade de informações, nos norteamos através do
aprendizado intenso e continuo, usando como base o conhecimento adquirido no
curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da UNIP (Universidade Paulista), as boas práticas identificam técnicas para realizar melhor determinada tarefa, para o uso de ferramentas e métodos padronizados e testados e garantindo assim sua eficácia.
A Odontopalmeira uma rede de clínicas odontológicas com mais de 20 anos
trabalha com serviços odontológicos com foco em qualidade, certificação, segurança e conforto, pois tem como seu público alvo as classes média e alta de grandes centros urbanos do estado de São Paulo, com o total de 40 unidades e matriz exclusiva para atividades administrativas e de Tecnologia da Informação (TI) situada no bairro da Lapa. A rede concluiu um projeto de Infraestrutura de TI, Gestão Estratégia de Recursos Humanos, Finanças para TI, Economia e Mercado. Essa reestruturação capacita a empresa para a ampliação, e estar atualizada em recursos de infraestrutura. Porém, perceberam analisando a situação do negócio, constante perda de Market share (fatia de mercado), constatadas as situações que prejudicam a empresa, concluímos por aplicar um processo de planejamento estratégico para decidir os rumos da empresa, soluções para os problemas e plano de crescimento para o futuro, com participação estratégica do diretor de TI e apoio de uma consultoria especializada em gestão estratégica. Aplicando-se os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Planejamento Estratégico de TI, Modelagem de Sistemas de Informação e Segurança da Informação, no planejamento para conceber um plano estratégico empresarial e um plano estratégico de TI, modelagem de um sistema de informação que atenda as necessidades de negocio e uma adequada politica de segurança da informação. A metodologia de processo de planejamento estratégico (PPE) será baseada
no modelo do livro de Born et al. (2007), que possibilita a criação
do plano estratégico para diferentes tipos de empresas, e adaptações dentro das
peculiaridades de cada uma.
2. APRESENTAÇÃO DO CASO
Antes do termino do ano de 2018 a empresa realizou uma análise do negócio,
para avaliar as situações que levaram a perda detectada, no grau de participação da empresa no mercado, já demonstrando a necessidade de indicadores que possibilitem agir preventivamente como fator de “oportunidade da informação” conforme Stoner (1999 apud PRATES, 2003) ”[...] oportunidade da informação – para um controle eficaz, ação corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do padrão, portanto, as informações devem estar disponíveis à pessoa certa no momento certo;” citado em Zacariotto,Costa e Palmeira (2013, p 29)
Pontos principais da avaliação:
1. Diminuição do número de clientes que faziam os serviços básicos
odontológicos;
2. Ausência de um sistema de informação que automatizasse os processos de
negócio;
3. Excessivo ”turnover” (rotatividade) de funcionários;
4. Diminuição nas adesões a um plano de saúde próprio da Odontopalmeira;
5. Queda da qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores;
6. Crescimento de novos entrantes;
7. Grande demanda por serviços de odontopediatria, sem que as unidades
fossem preparadas para esse público, gerando insatisfações;
8. Falta de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências físicas;
9. Falta de valorização de questões relacionadas à sustentabilidade;
10. Ausência de uma pesquisa de satisfação preenchida pelos clientes.
2.2 Levantamentos de requisitos
1. Processo de planejamento estratégico periodicamente atualizado;
2. Soluções para as situações desfavoráveis levantadas na análise para
identificar a diminuição de grau de participação no mercado;
3. Projeto divide em fases:
1. Apresentação do caso;
2. Plano estratégico empresarial;
3. Plano estratégico de TI;
4. Proposta do sistema de informação;
5. Política de segurança da informação.
3. PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
3.1 Documento de análise da empresa
Potencialidades
1. Experiência, tempo de atuação no mercado;
2. Know-how Conhecimento processual ou saber-fazer;
3. Disposição para mudança;
4. Prover serviços de qualidade;
5. Atendimento de alto nível, para publico alvo de maior poder aquisitivo;
6. Infraestrutura atualizada, para suportar crescimento e novos projetos.
Fraquezas
1. Plano estratégico desatualizado;
2. Perda de clientes;
3. Demora em detectar problemas;
4. Alto tempo de reação a situações desfavoráveis;
5. Falta de automação nos sistemas;
6. Falta de retroalimentação (Feedback).
Estratégias correntes
1. Qualidade e atendimento como diferencial para atender ao publico alvo;
2. Certificação de produtos, padronizar e manter a qualidade e segurança;
3. Segurança e conforto, em todos os ambientes da corporação;
4. Excelência no atendimento.
“Primeiro, para me auxiliar nas consultorias e também nos cursos e
aulas, desenvolvi um conjunto de formulários bem objetivos para aplicar os
princípios da metodologia Hoshin Kanri.” Cruz, Tadeu (2017, p. 39).
3.2 Definição da missão, da visão, dos valores e dos fatores-chave de sucesso.
1- Missão: Oferecer serviços odontológicos de qualidade, com produtos certificados
e com toda a segurança e conforto.
2- Visão: Ser a melhor empresa em serviços odontológicos do estado de São Paulo.
3- Valores: Integridade, Liderança, Responsabilidade, Colaboração e Qualidade.
3.3 Fatores chave de sucesso
1. Qualificação da administração;
2. Gestão de TI;
3. Imagem da empresa;
4. Solidez financeira;
5. Conhecimento do mercado;
6. Perspectiva do cliente.
3.4 Documento de análise estratégica dos ambientes internos e externos
Ambientes externos, Oportunidades. Questionários de Zacariotto,Costa e Palmeira (2013)
1. Quais são as oportunidades para a corporação no mercado?
Lançamentos de serviços diferenciados, baseados na concorrência.
2. Onde estão estas oportunidades?
Nas tendências de mercado, apontando para hábitos de consumo na área de
serviços.
3. Há novas tendências emergindo no mercado?
Sim, baseadas em inovações tecnológicas, principalmente no elo cliente
serviços.
Ameaças
1. Quais ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem prejudicar a
corporação?
Multas por falta de acessibilidade.
2. Quais são os pontos fortes dos concorrentes que representam uma ameaça
para a corporação?
Melhor comunicação com o cliente.
Ambientes internos, Forças.
1. O que fazemos bem?
Prover serviços de qualidade.
2. O que temos de melhor para oferecer ao mercado?
Atendimento e ambiente para publico alvo de maior poder aquisitivo.
3. Em que somos melhores em relação aos nossos concorrentes?
Know-how Conhecimento processual ou saber-fazer.
4. O que, em nossos produtos e serviços, despertam maior interesse dos nossos
clientes?
Atendimento e ambiente para publico alvo de maior poder aquisitivo.
Fraquezas
1. O que não fazemos bem?
Falta de automação nos sistemas.
2. Quais os nossos produtos e serviços que estão aquém das expectativas do
mercado?
Faltam à diversidade, serviços para odontopediatria e acessibilidade.
3. O que, dentro do ambiente interno, diminui as nossas vantagens
competitivas?
Falta de automação nos sistemas de negócio.
3.5 Identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças.
Analise SWOT, Strengths (Forças):
1. Know-how Conhecimento processual ou saber-fazer;
2. Disposição para mudança;
3. Atendimento e ambiente para publico alvo de maior poder aquisitivo;
Weaknesses(Fraquezas):
1. Plano estratégico desatualizado;
2. Falta de automação nos sistemas de negócio;
3. Diversidade, serviços para odontopediatria e acessibilidade.
Opportunities (Oportunidades):
1. Inovações tecnológicas;
2. Tendências de mercado, acesso e busca aos serviços por meios digitais;
3. Incentivos fiscais do governo, para acessibilidade;
Threats (Ameaças):
1. Aumento de concorrência, novos entrantes;
2. Insatisfação dos clientes;
3. Perda de grau de participação no mercado.
Figura 1 - Matriz SWOT

 Fonte: Marcelo Felipe Tanii.
Cruzando informações, forças e oportunidades: alavancagem, aproveitamento
e ações ofensivas, exemplo: 1x1 = Know-how e Inovações tecnológicas.
1x1 Ação de TI na criação de sistema de informação para atuar dinamicamente nos negócios.
2x1 Aproveitamento para adaptação as novas tecnologias e formas de trabalho.
3x1 Aproveitamento na percepção de valor baseado em modernidade para os
clientes.
1x2 Ação de Marketing e TI para apresentar a experiência da empresa.
2x2 Aproveitamento para adaptação as novas tecnologias e formas de trabalho.
3x2 Ação de Marketing e TI nos meios digitais;
1x3 Ação de RH para adequar os atendimentos.
2x3 Ação para projeto de acessibilidade.
3x3 Ação para adequar o atendimento e ambiente.
Para delimitar o trabalho, foco na alavancagem, aproveitamento e ações.
Fraqueza e oportunidades: limitações, melhoria e políticas de manutenção.
Forças e ameaças: vulnerabilidade, enfrentamento e ações defensivas.
Fraquezas e ameaças: problemas, desativação, políticas de saída.
3.6 Documento de formulação estratégica
3.6.1 Análise mercadológica de Porter: (As Cinco Forças de Porter)
1. Rivalidade entre os concorrentes?
Alta concorrência, diretamente: as franquias de clinicas odontológicas, três
redes de clinicas odontológicas em São Paulo e uma nacional. As clinicas
odontológicas menores e serviços públicos é uma pequena parcela em vista do
publico alvo.
2. Poder de barganha dos fornecedores?
Médio, devido ao tamanho da rede.
3. Poder de barganha dos clientes?
Baixo.
4. Quais são os produtos e serviços substitutos?
Clinica odontológica menor, serviços públicos e serviços dos concorrentes.
5. Ações contra a entrada de novos concorrentes?
Campanhas com valores atrativos para adesão de novos clientes, benefícios
para fidelizar e “Benchmarking” processo de estudo de concorrência.
Posicionamento competitivo da empresa: estudo e analise de parceria com
empresas para atuar na área de franquias e também capital aberto para o plano de expansão, desenvolvimento de campanha digital para publico alvo, com analise de dados de redes sociais, publicidade direcionada e “Benchmarking” processo de estudo de concorrência, analise de novos fornecedores para possível substituição e negociação para manter principalmente a qualidade.
Fonte: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/6-ferramentas-para-o-planejamento-estrategico-da-sua-empresa,281479e90d205510VgnVCM1000004c00210aRCRD
3.6.2 Foco estratégico:
1. Pessoas: O atendimento ao cliente, os parceiros e colaboradores são o
principal foco estratégico do negocio.
2. Processos: A eficiência operacional exercida pelas pessoas capacitadas para
produzir melhor.
3. Produtos: A qualidade dos produtos e serviços deve ser monitorada pelo
controle de qualidade e alcançada nessas etapas.
3. 6.3 Matriz de relacionamentos:
Figura 2 - Matriz de Relacionamentos

 Fonte: Marcelo Felipe Tanii.
Preservar as oportunidades e parcerias, manter a conveniência e diminuir os
riscos. Importância atribuída: por Parceiro = P, por Empresa = E.
Clientes: 1-P75/E75= Parceria, 2-P25/E25= Conveniência.
Fornecedores: 1-P75/E25= Oportunidade, 2-P75/E25= Risco.
Colaboradores: 1-P100/E100= Parceria, 2-P50/E75= Linha de Risco.
Outsourcing: 1-P25/E50= Linha de Risco, 2- 50/50= Parceria conveniente.
3.6.4 Propostas de soluções:
Para as situações desfavoráveis, pontos principais da avaliação da analise,
para identificar os fatores de diminuição de grau de participação no mercado.
1- Diminuição do número de clientes que faziam os serviços básicos odontológicos.
Campanhas digitais, pesquisa de satisfação e valores atrativos para adesão
de novos clientes, benefícios para fidelizar e Benchmarking estudo de concorrência.
2- Ausência de um sistema de informação que automatize os processos de negócio.
Proposta de sistema de informação que atenda as necessidades de negocio.
3- Excessivo turnover (rotatividade) de funcionários.
Plano de carreira, com treinamentos e oportunidades que acompanhem
futuras expansões.
4- Diminuição nas adesões a um plano de saúde próprio da Odontopalmeira.
Buscar convênios que atendam dentro do publico alvo, para capitação de
clientes e apresentação das vantagens no plano de saúde da Odontopalmeira.
5- Queda da qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores.
Analise de novos fornecedores para possível substituição e negociação para
manter principalmente a qualidade.
6- Crescimento de novos entrantes.
Campanhas com valores atrativos para adesão de novos clientes e benefícios
para fidelizar.
7- Grande demanda por serviços de odontopediatria, sem que as unidades fossem preparadas para esse público, gerando insatisfações.
Projeto para adequar as unidades e colaboradores para serviços de
odontopediatria e acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências físicas.
8- Falta de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências físicas.
Solução incluída na resposta da questão sete.
9- Falta de valorização de questões relacionadas à sustentabilidade;
Ação para conscientização interna e sugestões para as questões sociais,
energéticas e ambientais colhidas em todos os departamentos e unidades.
10- Ausência de uma pesquisa de satisfação preenchida pelos clientes.
Projeto de totem informativo para uso dos clientes, impressos para colher
pesquisa no balcão de atendimento, envio de formulário por e-mail e link no site.
3.6.5 Avaliação e seleção de áreas de negócio:
Administração, Tecnologia da informação e Comunicação, Financeiro Jurídico,
Recursos Humanos, Produção e serviços, Comercial e Logístico.
Pontos principais da avaliação do plano estratégico empresarial:
1. Calculo dos gastos, retorno e viabilidade das demandas do plano estratégico,
soluções e projetos.
2. Divulgar e atualizar missão, visão e valores nas paginas da empresa.
3. Ação nos meios digitais e redes sociais direcionadas ao publico alvo e
divulgando a experiência da empresa.
4. Desenvolver modelo de sistema de informação, para atuar dinamicamente
nos negócios.
5. Campanhas com valores atrativos para adesão de novos clientes, benefícios
para fidelizar e “Benchmarking” processo de estudo de concorrência.
6. Projeto para adequar os ambientes e atendimentos para odontopediatria e
acessibilidade.
7. Estudo e analise de parceria com empresas para atuar na área de franquias e
também capital aberto para o plano de expansão.
8. Analise de novos fornecedores para possível substituição e negociação para
manter principalmente a qualidade.
9. Foco estratégico.
10. Plano de carreira, treinamentos e adaptação para novas tecnologias e formas de trabalho, oportunidades que acompanhem futuras expansões.
11. Buscar convênios que atendam dentro do publico alvo, para capitação de
clientes e apresentação das vantagens no plano de saúde próprio.
12. Ação para conscientização interna e sugestões para as questões sociais,
energéticas e ambientais colhida em todos os departamentos e unidades.
13. Projeto de totem informativo para os clientes, impressos para colher pesquisa no balcão de atendimento, envio de formulário por e-mail e link no site.
3.6.6 Alocação de recursos e a definição de critérios
Os documentos do plano estratégico são sigilosos de acesso exclusivo e
responsabilidade dos diretores dos departamentos para realizar os desdobramentos baseados nas diretrizes e demandas deste documento, responder com planos gerenciais de apoio ao plano geral e submeter para aprovação, e a partir destes desenvolver planos tático-operacionais e relatórios.
O modelo do sistema de informação será dinâmico e a gestão participativa,
incluindo a necessidade do engajamento dos gerentes dos departamentos e
gerentes locais das unidades, dentro de critérios de acesso, alçada, forma de
entrada, navegação, nível hierárquico e segurança da informação.
Os diretores dos departamentos em sinergia e diligencia, após analise para
ação do plano estratégico, compartilhar a responsabilidade de estabelecer um
cronograma para a conclusão de todos os pontos principais da avaliação do plano estratégico empresarial.
Todos os colaboradores devem ser informados e conscientizados da missão,
visão, valores e trabalhar na busca dos objetivos da corporação.
3.6.7 Apontamento dos objetivos e dos planos de ação de longo prazo.
Equilíbrio de objetivos: curto prazo e longo prazo, de métricas: financeiras e
não financeiras, de indicadores: de tendências e de ocorrência, de expectativas:
internas e externas.
Figura 4 Mapa estratégico BSC

Fonte: Marcelo Felipe Tanii
“[...] Anotar os dados em folhas de caderno sem qualquer estrutura
lógica e que permita a toda equipe falar a mesma língua e entender os
mesmos dados para checagem aos mesmos resultados e, a meu entender,
contraproducente.” Cruz, Tadeu (2017, p. 39).
4. PLANO ESTRATÉGICO DE TI
4.1 Princípios de TI
1. Integridade: verdade, honestidade e ética;
2. Responsabilidade: compreender confiança e consequências.
3. Liderança: influenciar positivamente, incentivar;
4. Colaboração: contribuir mutuamente e sincronizar esforços;
5. Qualidade: atender bem as expectativas.
4.2 Análise estratégica dos ambientes internos e externos
Apos analise do “Documento de análise estratégica dos ambientes internos e
externos“ da corporação e todo o plano estratégico empresarial, percebe-se que os fatores impactam a corporação como uns todos, então trabalhamos a partir dos “Pontos principais da avaliação do plano estratégico empresarial”, a participação do diretor de TI na formulação do plano estratégico empresarial já traz as características de alinhamento e um processo bidirecional como, o uso de meios digitais e redes sociais em campanhas, definição do modelo do sistema de informação como dinâmico, demanda para o RH de treinamento para implantação de novas tecnologias e sistemas, seguem abaixo os requisitos que impactam a TI mais diretamente dentro da área de atuação, que também e muito abrangente.
4.3 Requisitos de negócio que impactam a TI
1. Desenvolver modelo de sistema de informação, para atuar dinamicamente
nos negócios.
2. Ação em conjunto com o marketing nos meios digitais e redes sociais,
direcionada ao publico alvo, divulgar a experiência da empresa, missão, visão e
valores nas paginas, pesquisa e analise de “Benchmarking”.
3. Treinamento e adaptação de novas tecnologias e formas de trabalho.
4. Foco estratégico.
5. Projeto de totem informativo para os clientes, impressos para colher pesquisa
no balcão de atendimento, envio de formulário por e-mail e link no site.
A estrutura do negocio esta dividida em seis áreas principais, Administração,
Tecnologia da informação e Comunicação, Financeiro Jurídico, Recursos Humanos, Produção e serviços, Comercial e Logístico. Quanto aos objetivos estratégicos do negócio o plano estratégico definiu 13 pontos principais onde cinco impactam diretamente a TI, o PPE definiu seis fatores críticos de sucesso, os principais requisitos para TI: Plano estratégico de TI; Proposta do sistema de informação; Política de segurança da informação.
4.4 Análise do portfólio de TI atual:
1. Serviços: Montagem, manutenção e organização de computadores;
Estatística; Comunicação aplicada a TI; Instalação e implantação de sistemas;
Banco de dados; Gerenciamento redes; Modelagem de processos e sistemas;
Arquitetura de TI; Gerenciamento de infraestrutura; Planejamento estratégico;
Segurança da informação; Soluções em aplicações; Analise e desenvolvimento de sistemas e Suporte.
2. Projetos: Totem informativo, Implantação de infraestrutura de TI, Modelagem
de processos, projetos para automação de processos.
3. Gestão de serviços de Outsourcing de TI: Cloud Computing (Saas, Paas,Iaas)
Amazon, Google, Microsoft.
4. Backlog: Plano estratégico de TI; Proposta do sistema de informação; Política
de segurança da informação.
Analise do plano estratégico empresarial e portfólio da TI facilita o
entendimento da dinâmica do negócio, da situação dos projetos e dos serviços de TI e auxilia na criação de propostas em inovações da TI para o negocio.
Orçamento atual da TI: R$ 1.500.000 com base no ultimo projeto.
Análise e definição da arquitetura de TI: os principais frameworks ITILV4 e COBIT5, metodologias no desenvolvimento Ágil e XP, nos escritórios e suporte Mac e MS Windows e Office, IOS e Android nos dispositivos moveis, servidores baseados em Linux, virtualização e containerização, praticas Devops, banco de dados MYSQL e POSTGRESQL. A arquitetura tem como estratégia o uso consciente, do que melhor atende no momento com planejamento para o futuro.
4.5 Identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças.
Strengths (Forças): 1- Atualização constante; 2- Estratégia para
Outsourcing; 3- Visão Sistêmica;
Weaknesses(Fraquezas): 1- Ausência de plano estratégico atualizado; 2-
Falta de automação nos sistemas; 3- Demora nas entregas.
Opportunities (Oportunidades): 1- Alinhamento estratégico; 2- Tendências
de mercado, acesso e busca aos serviços por meios digitais; 3- Inovações
tecnológicas;
Threats (Ameaças): 1- Aumento de concorrência, novos entrantes; 2-
Insatisfação dos clientes; 3- Falta de tempo, cronograma.
Cruzando informações, forças e oportunidades.
1x1 = Aproveitar o engajamento em novas tecnologias em ações para promover os objetivos do negocio.
2x1 = Soluções para busca e acesso aos serviços do negocio por meios digitais;
3x1 = Apresentar inovações para o negocio.
Para delimitar o trabalho, foco na Alavancagem.
4.6 Documento de formulação estratégica
Quanto ao Impacto estratégico da TI a entrada de novos concorrentes pode ser
estabelecida pela TI, principalmente pelo poder de comunicação nos meios digitais, fazer a diferença na base de competição e barganha nas relações com clientes e fornecedores, lançamentos de novos serviços e produtos gerados a partir da TI, com
uso das inovações tecnológicas. Assim no “Grid estratégico” apresentado no livro de Zacariotto,Costa e Palmeira (2013, p 88) citando McFarlan (1984 apud Laurindo, 2008), a TI impacta a empresa a nível “Estratégico”. A TI se posiciona hoje estrategicamente na organização, trazendo soluções e inovação pelo processo bidirecional, com participação de toda equipe através da gestão participativa e representados pelo gestor e pelo diretor de TI para encaminhar propostas ate a mais alta instância da empresa.
4.6.1 Fatores críticos de sucesso (FCS)
1- Conhecimento: Atualização, treinamento e reciclagem constante da equipe de TI;
2- Informação: Correta, no tempo certo, para pessoa certa;
3- Dados: Gerir armazenamento, integridade e disponibilidade.
4.6.2 Foco estratégico:
“Pessoas“: o atendimento ao cliente, os parceiros e colaboradores,
processos: a eficiência operacional exercida pelas pessoas capacitadas para
produzir melhor, produtos: a qualidade dos produtos e serviços deve ser monitorada,
alcançada nessas etapas.
4.6.3 Apontamento dos objetivos e dos planos de ação de longo prazo
Figura 5 - BSC para TI
Fonte: Marcelo Felipe Tanii.
Figura 6 Diagrama de causa e efeito BSC
Fonte: Marcelo Felipe Tanii
5. PROPOSTA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Para o sistema de informação da empresa, existe a necessidade de
integração e devido ao tamanho da corporação, a escolha de um sistema ERP
(Enterprise resource planning) Sistema integrado de gestão empresarial, foi
acertada, o processo de implantação sempre será um desafio, temos que treinar as pessoas para operar e considerar os vários módulos para atender aos requisitos de negocio, porem começou a ser implantado no projeto anterior de infraestrutura.
Como citados no projeto anterior na pesquisa tiveram um comparativo dos três
maiores softwares do mercado para a gestão de clínicas odontológicas onde
conseguimos uma boa avaliação e escolhemos o sistema que atende melhor a
estratégia da empresa por ser uma rede de clinicas. O sistema ainda trabalha boas práticas de UX que melhoram a experiência do usuário.
Porem as informações estratégicas para o negocio devem estar na empresa,
que preparou sua infraestrutura para capacitar seus colaboradores que devem estar habilitados para suprir as requisições de tecnologia da informação, podendo usar serviços terceirizados sem depender totalmente destes.
Figura 7 - Modelo de sistema de informação
Fonte: Marcelo Felipe Tanii.
“Toda e qualquer informação peculiar ou específica pode ser
chamada de informação personalizada. Seja da “persona” física ou jurídica,
de um negócio, de um produto ou de um serviço diferenciado. Também
pode ser relacionada com uma característica ímpar de um prospect, cliente,
consumidor ou concorrente e até mesmo de um produto ou serviço.”
Rezende, Denis Alcides (2016, p. 37).
Figura 8 - Modelo dos Dados
Fonte: Marcelo Felipe Tanii
Na imagem apenas um exemplo dos dados a serem trabalhados, assim
temos uma ideia da importância de gerar informações confiáveis, para as decisões que levam ao destino da empresa.
“Vale lembrar que, como qualquer sistema, ele possui essa
definição inicial e poderá sofrer alterações durante seu período de
existência a fim de atender melhor às necessidades do cliente.” Barros,
Gislaine Stachissini (2012, p. 166).
6. POLITICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
“Você pode ficar surpreso ao descobrir quantas informações sobre a
segurança da sua organização estão disponíveis fácil e publicamente para
qualquer um que queira procurá-las.” McClure, Stuart (2014, p. 30).
Documento de Politica de segurança da informação
1. Orientar na gestão e suporte da segurança da informação, de acordo com as
leis, regulamentos e regras.
2. Organizar e gerenciar a segurança das informações nas instalações, no
processamento, na comunicação e na administrada por terceiros.
3. Analisar e aplicar o nível de proteção com base no valor da informação.
4. Controlar, monitorar e testar o acesso físico e logico.
5. Conscientizar todos os colaboradores das responsabilidades e consequências
no trato da segurança das informações.
6. Incentivar a colaboração com canais de comunicação e registro para reportar
problemas, tirar duvidas e dar sugestões.
Os principais itens da politica de segurança da informação serão
divulgados em todos os níveis corporação, e citados breve e periodicamente
dentro das reuniões da empresa, seguidos de casos recentes ou famosos que
envolvem o tema e anotação de sugestões. As especificações são detalhadas
nas normas, padrões e procedimentos de cada área.
”[...] nos casos mais extremos em que o risco pode vir a causar
danos mais sérios que possam levar à interrupção das atividades da
organização, é necessário traçar um plano de continuidade do negócio que
se destina a manter a organização operando, seja qual for à situação de
desastre.” Sewaybriker, Ricardo (2020 p. 164).
7. CONCLUSÃO
O alinhamento de TI no negocio a partir do nível estratégico, bem planejado e
aplicado pode retornar aumento de valor e lucro para empresa, assim como um bom investimento.
Apresentamos o caso com um problema muito serio para qualquer empresa,
da perda do grau de participação no mercado, que apos analise se constatou que demandava não uma, mas uma serie de soluções para as varias situações que causavam essa perda. Programamos um processo de planejamento estratégico que seja periodicamente atualizado para formular um novo plano estratégico empresarial e plano estratégico de TI, formulamos propostas, para todas as questões e situações propostas, e ainda, para aproveitamento das oportunidades apontadas pelas ferramentas de analise, concluímos os planos para ação, identificamos os fatores críticos de sucesso, com os indicadores para medir o desempenho rumo aos objetivos, todos alinhados ao negocio, mas dentro das características de cada área e da empresa, apresentamos uma proposta estratégica para o modelo de sistema de informação da empresa, e uma política de segurança da informação objetiva, considerando o valor dos dados, informações e conhecimento.
O projeto conclui com a integração dos conhecimentos adquiridos baseados
na aplicação dos conceitos, métodos e técnicas de cada disciplina, sem poder deixar de destacar que, a aplicação deste projeto no mesmo caso do projeto anterior foi muito oportuna, traz mais unidade na construção do conhecimento, no sentido de entender como as diferentes soluções propostas irão se relacionar, assim como na realidade, onde inúmeras variáveis interagem com nossos objetivos. Destacamos a importância do conhecimento no uso e aplicação das tecnologias e na melhoria constante.
REFERÊNCIAS
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Manual de palnejamento estratégico: ferramentas para desenvolver, executar e
aplicar / Tadeu Cruz.- São Paulo: Atlas, 2017.
Rezende, Denis Alcides
Planejamento de sistemas de informação e informática: guia para planejar a
tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações/
Denis Alcides Rezende.- São Paulo: Atlas, 2016.
McClure, Stuart
Hackers expostos 7/ Stuart McClure, Joel Scambray e George Kurtz.- New York:
2012, Tradução Bookman, 2014.
Zacariotto, William Antônio
Planejamento estratégico de TI / Ivanir Costa, Antônio Palmeira. -
São Paulo: Editora Sol, 2013.136 p. il.
Barros, Gislaine Stachissini.
Modelagem de sistemas de informação / Gislaine Stachissini Barros. -
São Paulo: Editora Sol, 2012.176 p. il.
Sewaybriker, Ricardo
Segurança da informação / Ricardo Sewaybriker. 2. ed. -
São Paulo: Editora Sol, 2020.
PRATES, G. A.
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paulista. Revista Administração On-line, São Paulo, v. 4. n. 4, pp. 1-13, dez. 2003.
Sites
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Disponível em: https://www.cloudia.com.br/melhores-softwares-odontologicosAcessado: 27/05/2020
ControleODONTO - Software Odontológico
Disponível em: https://www.controleodonto.com.br/
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Lucidchart: Software online de diagramas e comunicação visual
Disponível em: https://app.lucidchart.com
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hannover.de/frontdoor/deliver/index/docId/938/file/ISOIEC_27000_27001_and_2700
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Calder, Alan
Information Security Risk Management for ISO27001/ISO27002 / Alan Calder, Steve
G. Watkins
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Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-
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Acessado: 29/05/2020


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