domingo, 28 de fevereiro de 2021

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

        ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1

RESUMO CRÍTICO

Organização de Computadores - Fórum de Discussão

Tema: Supercomputador


Um supercomputador tem como principal característica uma alta velocidade de processamento e grande capacidade de memória são usados para tarefas intensivas e cálculos complexos. Tem aplicação em várias áreas como pesquisas militares, medicina, quimica e cientifica, que necessitam de grande quantidade de processamento, em problemas que envolvem por exemplo meteorologia, física quântica, pesquisas de clima, simulações físicas como investigação sobre a fusão nuclear, modelagem molecular e mecânica.
A diferença entre um supercomputador e um PC (personal computer) está na velocidade de processamento, capacidade de memória, o uso específico e alto custo.

Analise

Um “cluster” (aglomerado, grupo) consiste em computadores com um conjunto de nós para executar uma mesma tarefa, então considerado um único sistema.
Existem projetos acessíveis de cluster, como por exemplo projetos de cluster a partir de 4 placas raspberry pi e usando como sistema operacional a plataforma desenvolvida em java “Apache Hadoop” para computação distribuída, usada para processamento de grandes quantidades de informação e usando modelos de programação simples.

A participação no fórum e leitura das postagens dos participantes, que abordaram o tema relacionando com os avanços em inteligência artificial, elevados custos e avançada tecnologia, motivou a pesquisa e análise de tecnologias mais acessíveis em relação ao custo e nível de instrução técnico.


O Hans Esperto (em alemão:, der Kluge Hans) foi um cavalo que teria sido aparentemente treinado para desempenhar tarefas de aritmética e outras tarefas intelectuais pelo seu "professor", o alemão "von Osten". O filósofo e psicólogo Carl Stumpf formou um painel de 13 proeminentes cientistas, conhecido como a Comissão Hans, para averiguar as reivindicações de que o Hans Esperto podia contar. A comissão passou depois a avaliação para o psicólogo Oskar Pfungst. Pfungst demonstrou que, na verdade, o cavalo respondia à linguagem corporal do seu treinador; os seus resultados foram publicados em 1907. Este efeito é um perigo

recorrente nos estudos sobre a cognição animal e, em honra ao estudo de Pfungst, é conhecido desde então como o efeito do Hans esperto. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


"É bastante concebível que cerca de metade dos sistemas de IA atualmente em uso, implícita ou explicitamente, se baseiem em estratégias do tipo 'Hans Esperto'. É hora de checar sistematicamente, para que sistemas seguros de IA possam ser desenvolvidos. Nossa tecnologia automatizada é de código aberto e está disponível para todos os cientistas. Vemos nosso trabalho como um importante primeiro passo para tornar os sistemas de inteligência artificial mais robustos, explicáveis e seguros no futuro, e mais ainda será necessário. Este é um pré-requisito essencial para o uso geral da IA." professor Klaus-Robert Muller


Conclusão


Esta pesquisa concebeu uma outra percepção do avanço tecnológico, como o da inteligência artificial e aprendizado profundo, segundo a pesquisa de uma equipe da Universidade de Tecnologia de Berlim, do Instituto Heinrich Hertz (Alemanha) e da Universidade de Tecnologia e Projetos de Cingapura para aferição da inteligência artificial, que demonstrou através da Análise de Relevância Espectral semiautomática que a mecânica para chegar aos resultados das aplicações da IA tinham estratégias menos inteligentes e seguras do que se espera e contribuiu assim para formação acadêmica e conclui como o que foi apresentado nas aulas da disciplina de organização de computadores em “De acordo com Tanenbaum, somar e comparar números, copiar dados de uma parte da memória para outra, e não muito mais do que isso, é o que o computador realmente consegue fazer, independentemente do quão extraordinário ele nos pareça.”


Palavras chave: supercomputador, cluster, inteligência artificial.


Fontes:

https://pplware.sapo.pt/linux/transformar-os-seus-raspberry-pi-n-um-cluster/

https://www.tecmundo.com.br/supercomputadores/94763-possivel-montar-cluster-caseiro-gastar-milhares-dolares.htm

https://pt.aliexpress.com/af/raspberri-pi-3

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=a-inteligencia-artificial-e-mesmo-inteligente&id=010150190412

https://pt.wikipedia.org/wiki/Supercomputador

Unmasking Clever Hans predictors and assessing what machines really learn

Sebastian Lapuschkin, Stephan Wäldchen, Alexander Binder, Grégoire Montavon, Wojciech Samek, Klaus-Robert Müller

Nature Communications

Vol.: 10, Article number: 1096

DOI: 10.1038/s41467-019-08987-4

Unip EAD - Conteúdos Acadêmicos - Organização de computadores - Livro texto 1 - Unidade 1 - 1 O que é um computador? - Página 10.

 

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 2

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Cursos Superiores de Tecnologia

Nome: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação Semestre: 1°/ 2019


RESUMO CRÍTICO

AVA - Ciclo de Palestras/eventos - Conteúdos 2018

Tema: O Profissional de TI e a Computação em Nuvem: Cenários e Tendências - 09/06/2018 Professor: Cyrano Rizzo

O professor Cyrano Rizzo durante 15 anos realizou grandes projetos como diretor de tecnologia da Informação da USP, na área de computação, atual diretor de tecnologia da Binário Cloud, MBA em inovação tecnológica pela POLI da USP, principal projeto: Nuvem USP (Cloud USP) com mais de 500 servidores físicos, ~10 mil servidores virtuais, + de 400 mil núcleos de processamento gráfico, mais de 260 mil GB de memória RAM, mais de 15 milhões de GB de armazenamento.

Baseado nessa experiência o professor comenta o cenário e tendências do mercado de trabalho para o profissional de Tecnologia da Informação no contexto da história da evolução até as novas tecnologias e inovações que trazem a computação em nuvem (cloud computing) como modelos de serviços e uma padronização que integra tecnologias.

Analise

A progressão numa carreira de tecnologia da informação acompanha desafios isto faz parte do desenvolvimento profissional, os grandes desafios não são apenas uma barreira, mas uma grande oportunidade de crescimento e podem trazer resultados significativos para nossa carreira. Como exemplo o projeto de Intranet para Reitoria da USP que solucionou muitos problemas e trouxe confiança abrindo caminho para outros projetos e outras posições até a computação em nuvem.
O projeto cloud USP demorou cerca de um ano para ser implementado e até mesmo para um especialista na área foi significativo como aprendizado.
A virtualização começou com o IBM M44/44X em 1960, na década de 1980 o nascimento da arquitetura x86 possibilitou um grande avanço e padronização para as aplicações.
O Hypervisor é um software que possibilita a criação de máquinas virtuais e na maioria tem como base o Xen ou KVM.
A recomendação é testar as opções e buscar as soluções que melhor atendem às necessidades de cada projeto.
O tema de computação na nuvem e muito complexo porque engloba quase todas as tecnologias de informação, sendo um modelo de serviço e uma padronização que integra as áreas de computação,
As características da computação em nuvem são autoatendimento sob demanda, amplo acesso a rede, agrupamento de recursos, elasticidade rápida e serviço medido.

Conclusão

A computação na nuvem e um conceito que permite usar várias tecnologias de forma dinâmica, assim necessita de um amplo conhecimento em tecnologia da informação, mas trabalha sobre de tecnologias que necessitam de conhecimentos específicos.

O cenário atual tem uma fase de mudança onde faltam profissionais capacitados de forma generalista para trabalhar com “cloud computing” e com uma tendência de aumento e procura deste serviço, principalmente por novas empresas que não necessitam migrar suas plataformas, teremos um mercado amplo para os profissionais de tecnologia da informação que se adaptam às inovações.


Palavras-chave: Computação na nuvem (Cloud Computing), Tecnologia da Informação, carreira, cenário, tendências.



ATIVIDADE COMPLEMENTAR 3

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação Semestre: 1°/ 2019


RESUMO CRÍTICO

AVA - Ciclo de Palestras/eventos - Conteúdos 2018

Tema: Impacto da Transformação Digital nas Organizações - 25/08/2018 Palestrante: Prof. Fábio Barnes


A palestra apresenta o impacto da transformação digital nas empresas num cenário geral, e que traz principalmente uma mudança estrutural das organizações, com a utilização da tecnologia como item essencial.

Demonstra que nesta mudança na estrutura das organizações, as inovações são um grande desafio para a gestão.

As tecnologias habilitadoras da transformação digital como a internet que conecta e os serviços em nuvem que integram tecnologias, o GPS para informações de posicionamento geográfico, os Smartphones com a mobilidade, drones e sensores diminuindo custos.

As tecnologias que impulsionam essa transformação, Internet of Things (IoT), Blockchain, Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data e Automação Robótica (RPA).

As soluções: redes sociais, Marketplaces, App Stores, Segurança Cibernética, Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP). E os efeitos na sociedade onde tudo ficou mais rápido, com grande volume de informações em crescimento, com maior comodidade e acesso assim as pessoas se tornaram mais ansiosas e exigentes.

Os vários exemplos da transformação digital nas indústrias Têxtil, automobilística, hotelaria, saúde, agronegócio e logística demonstram avanços surpreendentes, de acordo com as necessidades dos novos consumidores.

Os fatores de impacto da transformação são o crescimento do alcance digital, ampliação dos produtos e serviços, integração do físico com o digital, produtos digitais desde a concepção, serviços compartilhados, melhor relacionamento com o cliente e competição baseada na disputa de influência entre as empresas. A visão mais holística da tecnologia nessas novas organizações com novas habilidades e cargos, a jornada digital e as inovações possibilitam a escalabilidade.


ANÁLISE

Os avanços tecnológicos cada vez mais impactam a sociedade e as organizações, essas transformações e inovações podem ser vistas como uma oportunidade de evolução, essas ferramentas se cuidadosamente bem implantadas e administradas otimizam os objetivos, facilitam e ampliam horizontes.

Porém a visão deste novo panorama deve estar bem focada, distante dos conceitos subjetivos causados pelas aparências apresentadas nos veículos de comunicação e mídias de massa do que são as novas tecnologias, e sim com uma análise técnica, planejamento e implantação baseados em fontes concisas de conhecimento, para o sucesso dessas transformações e diminuição dos impactos negativos durante a transição, como por exemplo o tempo para realizar essas mudanças e os efeitos que ela causara durante a implantação.


CONCLUSÃO

A tecnologia envolve o conhecimento técnico e científico, é uma criação humana e depende da capacidade das pessoas em desenvolver a aplicação destes conhecimentos através da transformação destes em processos, materiais e ferramentas.

A capacitação dos profissionais nas organizações a fim de aplicar e transformar a tecnologia, com a otimização nos uso das ferramentas, administração dos processos e uso dos materiais, tem um papel fundamental na tecnologia assim como a inovação tecnológica tem para com a sociedade e as organizações.

Os conhecimentos que permitem identificar quais informações são necessárias nos processos de gestão das novas organizações e atualização das tecnologias existentes no mercado, são a base do gestor de tecnologia da informação para prover essas transformações.

Palavras-chave: Organizações, Transformação, Digital, Impacto, conhecimento.



ATIVIDADE COMPLEMENTAR 4

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação Semestre: 2°/ 2019


RESUMO CRÍTICO


Webinar sobre Docker pela UNICIV

Tema: Docker para Marinheiros de Primeira Viagem - 29/08/2019

Palestrante: Prof. Márcio Luiz Rossato Gomes


A velocidade e volume de atualizações nas tecnologias da informação nesta era do conhecimento requerem atenção e foco dos profissionais da área para as inovações.

O Docker é uma plataforma Open Source, desenvolvida pelo Google, na linguagem o Go, o LXC (Linux Containers), um sub-sistema do kernel do Linux, permite que o Docker utilize apenas recursos isolados, criando assim camadas de abstração e um ambiente isolado para os programas.



ANÁLISE

O Docker o líder em contêineres em nível empresarial, diferentemente do modelo de máquina virtual onde usamos um hypervisor, no Docker temos um sistema operacional host de onde o Docker usa partes do kernel para rodar os contêineres, então não necessita de um sistema operacional para cada aplicação. Esta tecnologia tem atraído a atenção de empresas e gestores devido redução de custos que o contêiner proporciona, criando um binário com os componentes necessários para a aplicação e usado o mesmo kernel do host para gerenciar o sistema.

A tecnologia de contêineres através do Docker agiliza a criação de novas aplicações pois agrupa o software e suas dependências em uma unidade padronizada para desenvolvimento e sua execução como: código, tempo de execução, ferramentas do sistema e bibliotecas. Isso garante a execução da aplicação e simplifica a colaboração como compartilhar uma imagem de contêiner, esta vantagem também facilita a portabilidade da aplicação para outros sistemas.


CONCLUSÃO

A área de Tecnologia da Informação e muito dinâmica e sempre traz inovações para aprimorar os processos, a tecnologia de contêineres do Docker traz grande beneficio para as organizações como maior agilidade e economia de recursos como no processamento e armazenamento dos dados e informações, maior segurança com ambientes isolados e portáteis, simples implantação e maior eficiência.


Palavras-chave: Docker, contêineres, virtualização, inovação, eficiência.




ATIVIDADE COMPLEMENTAR 5


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019


RESUMO CRÍTICO

Fórum de Discussão - Planejamento Estratégico de TI

Tema: Por que a Tecnologia da Informação é um recurso extremamente estratégico para quase todas as empresas? - 20/05/2020


RESUMO

O estudo, analise e principalmente o desenvolvimento de projeto da disciplina demonstra que pratica do planejamento estratégico na administração deve se renovar periodicamente para acompanhar as constantes mudanças, a analise do texto complementar comprova através de dados e informações de instituições reconhecidas a correlação entre a falta de planejamento ou mesmo um planejamento estrategio que não tem uma metodologia ou ferramentas padronizadas, esta diretamente associado ao grande numero de falências de empresas no Brasil. A questão do fórum aponta o recurso como extremamente estratégico, e o estudo revela que já esta muito ultrapassado o pensamento que a tecnologia esta apenas inserida em bens tecnológicos, mas a maior importância esta em como os profissionais entendem dos avanços tecnológicos, estes que também dependem da formação de pessoas capacitadas para sua criação e como poder aplicar esses avanços em situações reais, assim trazer benefícios.

Palavras-chave: Tecnologia; Informação; Estrategia; Empresas.


CONCLUSÃO

A diferença esta na maneira como o gestor pode reagir a essas mudanças, o evidente avanço da tecnologia dos dias atuais deve ser incorporado de forma estratégica para trazer benefícios, trazendo mais dinamismo e competitividade, e o descaso da administração que considerar que a empresa não esta inserida no ambiente externo e assim não se adaptar antecipadamente para as mudanças, além de perder oportunidades, dificilmente tera sucesso.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 6


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019


RESUMO CRÍTICO

Fórum de Discussão - Segurança da Informação

Tema: Procura-se hacker: profissionais de segurança da informação,,

se encontram em SP - 09/05/2020


RESUMO

O Roadsec divulga a cultura hacker através de eventos itinerantes no Brasil, realiza palestras, atividades e campeonatos, nas áreas de segurança, ativismo, desenvolvimento e makers, o site da Roadsec pode ser acessado na internet e ter informações dos eventos passados, dos que serão realizados e também eventos virtuais. No texto complementar da disciplina foi citado um estudo da (ISC)2 que prevê uma grande falta de profissionais capacitados para atuar na área de cibersegurança ate o final de 2020, relacionando o evento como porta de entrada para esses profissionais, e o questionamento do fórum:”Faça seu comentário sobre o texto e a eficácia desses tipos de eventos, expondo sua opinião e propondo uma solução alternativa para sanar essa necessidade de profissionais de segurança e cibernética.” Neste caso pude propor soluções dentro de minha perspectiva, que existe muito trabalho para poder formar um profissional capacitado nesta área, com a abrangência da área, complexidade dos sistemas e ainda a interação do elo geralmente mais frágil na segurança da informação, as pessoas.


CONCLUSÃO

Esse tipo de evento e realmente incrível para pessoas entusiastas da área, e possibilita um encontro mais pessoal no caso dos eventos não virtuais, para as pessoas, aumentar a rede de contatos, ter maior divulgação das vagas de trabalho da área, e apresentando a cultura hacker incentiva mais pessoas a conhecerem mais sobre. Para formar profissionais capacitados para atuar na área e necessário muito empenho, tempo, ensino e treinamento de qualidade, mas onde a própria tecnologia pode auxiliar e prover se bem aplicada, como no avanço dos cursos de ensino a distancia. 

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 7


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii 

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019


RESUMO CRÍTICO

Palestra - 3º Ciclo de Palestras UNIP - EaD

Tema: Mercado de trabalho 2020. Mudanças e desafios para continuar empregado. Palestrante: Profª MsC Gerla Pereira - Pedagoga e Especialista em Gestão e Metodologia EaD; Mestre em Ciência da Educação - Tutora Polo Caxias (7023) - MA - 26/06/2020

RESUMO

A palestra se baseia nas pesquisas das mudanças e desafios para continuar empregado em 2020 e nos anos que se seguem, acompanhando as muitas mudanças, principalmente as que ocorreram em decorrência da pandemia de coronavírus, como exemplo as medidas de distanciamento social que impactaram muito na economia, das alterações que estão ocorrendo no ensino, na vida das pessoas e no mercado de trabalho como as soluções de videoconferência e trabalho remoto que já tinham um crescimento continuo, e auxiliaram a economia e comunicações criando novas possibilidades durante o isolamento social. As habilidades necessárias no uso da tecnologia para atuar nesse novo cenário foram listadas e comentadas na palestra, baseadas na atualização das prioridades das habilidades exigidas dos profissionais no futuro, independentemente da área de atuação, no fórum econômico mundial, na lista: 1- Resolução de problemas complexos, 2- Pensamento critico, 3- Criatividade, 4- Gestão de pessoas, 5- Coordenação, 6- Inteligencia emocional, 7- Capacidade de julgamento e de tomada de decisões, 8- Orientação para servir, 9- Negociação, 10- Flexibilidade cognitiva.

Palavras chave: Economia; Habilidades; Mercado de trabalho.


CONCLUSÃO

Diante dos desafios que todos enfrentamos nesse momento muito difícil da pandemia de coronavírus e o isolamento social, as habilidades que são desenvolvidas nos cursos de ensino a distancia estão de acordo com as necessidades exigidas daqui para frente no mercado de trabalho, devemos ter empatia para auxiliar o próximo e multiplicar habilidades para superar os desafios.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019


RESUMO CRÍTICO

PALESTRA: APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL

Palestrante: Bruno César dos Santos - 27/06/2020

RESUMO

A palestra da Unip apresentada do Brasil, com organização em parceria com o Polo Japão Hamamatsu que foi apresentado ja no inicio, citada a atuação deste já ha 12 anos, com mais de 350 profissionais formados. Foi proposto um bate papo e uma reflexão sobre o nosso percurso de aprendizagem, sobre a vida no seculo 21 das muitas lives de todos os tipos e espetacularização dos acontecimentos.

Bruno César dos Santos e Docente da UNIP e FAPCOM; Consultor Técnico do CEE/SEEP; Roteirista e Produtor de Conteúdo/Formatos Digitais; Mestre e Doutorando em Comunicacao Social (UNIP); Graduado em Letras: Linguistica/Portugues (USP) e Letras: Espanhol (UNIP), Pedagogia (UBC) e Engenharia de Produção (Univesp). Na segunda parte foram dados exemplos das mudanças no estudo e aprendizado em comparação com o antes e depois das novas tecnologias, e as habilidades para as mudanças, a Iconofagia, conteúdos sistematizados, a Gameficação. o Clickbait e Catfish, logaritmos e mensurações na internet e aplicativos, e outros conceitos.

Palavras chave: Aprendizagem; digital; estudo; tecnologia.


CONCLUSÃO

A comunicação da palestra muito bem trabalhada e apresentada pelo professor pode ser percebida nas técnicas usadas para prender a atenção, mas muito além disso trouxe muitos conceitos bem exemplificados que ajudam a planejar nossos estudos e perceber algumas armadilhas do ambiente digital que interferem na nossa vida, e diferentemente do “muito do mesmo” que encontramos todos os dias na rede, uma visão mais atenta pode perceber o beneficio, valor e mesmo ganho de tempo, quando consumimos informações bem estruturadas, ainda quando pagamos para acessar estas e conscientes do valor desses conteúdos. 

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 9


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019


RESUMO CRÍTICO

Fórum de Discussão - GOVERNANÇA DE TI

Tema: Os desafios para implementar governança de TI nas empresas 17/09/2020.


RESUMO

O fórum da disciplina de Governança de TI levantou a questão dos desafios da implementação da governança de TI nas empresas e como apoio apresentou o texto complementar do Brazilian Journal of Development, “Governança de Tecnologia de Informação: Os Desafios para sua Implantação em uma Instituição Educacional em Porto Velho – RO” , este abordando a mesma questão do fórum, o estudo demonstra como a governança de TI tem relevância para o sucesso das empresas apoiando as melhores praticas, implementar a governança de TI em uma empresa significa mudança e conscientizar os colaboradores para uma transição que possa ser conduzida e controlada pelos gestores.


CONCLUSÃO

A implementação da governança de TI em uma empresa ainda que muito bem planejada e realizada gradualmente, terá muitos desafios por se tratar de uma mudança, assim ainda no planejamento da implementação e considerando o ambiente, clima e cultura organizacional será prudente enumerar os desafios que podem dificultar, atrasar e ate mesmo comprometer o sucesso da organização. Para o fator de resistência a mudança pelos colaboradores podemos informar e conscientizar a todos em todos os níveis da organização dos benefícios dessa mudança e como ela impacta diretamente a perenidade da empresa, assim como os comportamentos desejáveis principalmente no tocante a segurança da informação, para o possibilitar o controle e direcionar o alinhamento estratégico da empresa para que esta possa atingir seus objetivos.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 10

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019

RESUMO CRÍTICO

Fórum de Discussão - SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE

Tema: Como a internet das coisas muda ou mudara a sua relação com as coisas do cotidiano? 13/09/2020.


RESUMO

O fórum de discussão da disciplina de Sistemas para Internet e Software Livre abordou o tema de IoT(Internet of Things) ou internet das coisas, um conceito de interconexão digital entre coisas ou objetos inteligentes, que tenham capacidade computacional e comunicação dos mais variados tipos como automóveis e eletroeletrônicos, dispositivos e sensores de segurança e controle, todos interconectados podendo ser controlados por smartfones e assistentes virtuais inteligentes, usar tecnologias de etiquetas inteligentes possibilitando a comunicação entre os objetos, e ainda a necessidade do protocolo ipv6 para possibilitar endereçar e identificar toda essa imensa quantidade dispositivos conectados na rede. Para os profissionais de varias áreas impactadas, a partir de agora deverão buscar preparação para atualizar o conhecimento e atuar nesse novo contexto, principalmente na área de tecnologia da informação.


CONCLUSÃO

Todas as tecnologias que acompanham e suportam o conceito da internet das coisas já estão impactando o cotidiano das pessoas estejam elas conscientes disso ou não, como a maioria das pessoas tem acesso a bens que necessitam de inovações e alta tecnologia como smartfones, ou mesmo da maneira como a maioria das pessoas que usam um computador e laptop, tem as tecnologias embarcadas em seus aparelhos e sistemas e que possuem uma camada de abstração, deixando de forma quase hermética o funcionamento e complexidade dessas tecnologias estando apenas conscientes dos resultados e funções que esses bens tecnológicos proporcionam, com apoio das descobertas e avanços em pesquisas, vamos inovar criando as soluções e bens de consumo para trazer benefícios tangíveis a sociedade.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 11

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019

RESUMO CRÍTICO

Fórum de Discussão - GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI

Tema: Quais vantagens e desvantagens dos métodos de gerenciamento de projetos tradicionais e dos métodos de gerenciamento de projetos ágeis? 03/11/2020

RESUMO

O fórum de discussão da disciplina de Gerenciamento de Projetos de TI abordou o tema da metodologia de gerenciamento de projetos ágeis em comparação aos tradicionais como, a metologia de gerenciamento de projetos no modelo cascata(Waterfall), o conteúdo teórico da disciplina ainda apresentou como texto complementar um estudo do Brazilian Journal of Development : “Comparação entre metodologias de gerenciamento de projetos ágil e tradicional: Um estudo de caso em uma Startup de pequena escala”, que possibilitou um aprofundamento no tema e uma melhor compreensão das diferentes características e aplicações dos modelos de gerenciamento de projetos, e com grande relevância no contexto e ambiente, este estudo analisou os dados obtidos de uma empresa de tecnologia e desenvolvimento de software área em crescimento e intrinsecamente ligada ao curso de Gestão da Tecnologia da Informação.


CONCLUSÃO

As metodologias para gerenciamento de projetos devem ser escolhidas e aplicadas analisando o ambiente e as características do produto e projeto, assim como o tamanho e complexidade, a quantidade de pessoas que participam do projeto, abrangência e área de atuação da empresa alvo do projeto, e em sua área de TI, um outro fator importante na escolha para gerenciamento de projetos, depois analisar e conhecer as particularidades e diferenças dos modelos e soluções que estes propõem assim como suas limitações, analisar todas as partes e fases e o modelo que atende as necessidades do projeto. Os métodos tradicionais possibilitaram gerenciar os projetos de TI satisfatoriamente, ate que, o objetivo do trabalho realizado pelos desenvolvedores tinha necessidade de menor tempo de entrega e mais alterações de requisitos.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 12

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019

RESUMO CRÍTICO

Fórum de Discussão - EMPREENDEDORISMO

Tema: Com base na historia da jovem empreendedora descrita no artigo,

fatores externos bem como características pessoais resultaram no seu

sucesso. Na sua opinião, que seria mais relevante para o sucesso de um

empreendedor? 03/11/2020

RESUMO

O fórum da disciplina de Empreendedorismo apresentou como tema a

questão dos fatores relevantes para o sucesso de um empreendedor com base em

um estudo de uma historia de vida apresentado no texto complementar da disciplina,

este um artigo de administração geral da REGE revista de gestão:

Empreendedorismo Jovem e a Influencia da Família: A Historia de Vida de Uma

Empreendedora de Sucesso”, abordou as características pessoais dos

empreendedores, o ambiente onde iniciou-se a empresa, o apoio da família, a

persistência e perseverança, e alguns dos fatores e motivos que influenciam suas

escolhas. A historia de vida também demonstrou muitas dificuldades que a

empreendedora teve que superar, também citou o nome de vários autores que

apontaram em seus estudos a influencia da família ou no meio ambiente para que a

a pessoa tenha um modelo e se tornar empreendedora.

CONCLUSÃO

Os fatores mais relevantes para o sucesso podem depender da compreensão

de sucesso do empreendedor como realização pessoal, porem fatores como retorno

financeiro

que a empresa apresenta, contribuição da empresa na economia e na sociedade,

assim como sua perenidade e a segurança que esta pode proporcionar, podem ser

considerados como sucesso do empreendedor e sua empresa, dentre outros vários fatores

podemos citar o conhecimento passado através da família e características como a

perseverança e persistência para aguardar uma difícil fase, como quando o negocio

ainda não consegue sequer pagar suas próprias despesas ou custos de

funcionamento, assim o olhar para o futuro, as decisões com efeito a longo prazo.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 13

 UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Palestra WEB via internet - SEC VIII - Palestrante: Maiara Roccon
Tema:  A Internet das Coisas e a Indústria 4.0
06/11/2020
RESUMO

A palestra da semana de engenharia civil da Universidade federal do triangulo mineiro abordou o tema A Internet das Coisas e a Indústria 4.0, a palestrante Maiara Roccon possui graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, mestranda em Gestão e Engenharia da Inovação pela UFABC, Instrutora e parceira da escola de negócios Business Training Company (BTC), e iniciou comentando a evolução da indústria brevemente em seguida apontando as diferenças que permitem observar e reconhecer a implementação de conceitos de indústria 4.0 como sensores e maquinas inteligentes que permitem reconhecer a presença de pessoas e calcular seus movimentos, possibilitando um trabalho conjunto e seguro com grande interação de homem e maquina, linhas modulares. Em seguida explicou a diferença de automação e soluções inteligentes que a internet das coisas possibilita com a comunicação entre os dispositivos, então os tipos de soluções e inovações que estas tecnologias podem habilitar ou já habilitam no agronegócio, na mineração, nos automóveis, esporte, medicina, entre outros e como esses sistemas podem se pagar e ainda trazer maiores ganhos e economia para as empresas sendo sustentáveis.
CONCLUSÃO

  
 O tema e de muita relevância com a  abrangência da tecnologia e comunicações, e principalmente como os profissionais da área devem se preparar para suportar essa mudança e prever todos os impactos negativos para que possam ser amenizados principalmente na segurança da informação e privacidade dos usuários e seus dispositivos conectados, e quanto aos impactos positivos se planejar para ter o maior aproveitamento possível de todas as soluções e possibilidades que estao se apresentando com os testes e fases iniciais de lançamentos da tecnologia 5G, e tecnologias que ela ira suportar como IoT (internet das coisas) e indústria 4.0, um ambiente extremamente conectado.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 14

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia

Discente: Marcelo Felipe Tanii 

Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019

RESUMO CRÍTICO

Cursos extracurriculares - Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1

RESUMO

O curso de Introdução à Ciência da Computação foi destinado aos alunos

regulares da USP (Universidade de São Paulo) e através da Coursera uma empresa

de tecnologia educacional norte-americana em parceria com universidades

disponibiliza o conteúdo para todos os demais interessados em aprender não só a

programar em Python mas também os conceitos básicos da Ciência da

Computação. O curso tem a duração aproximada de nove semanas mas pode ser

concluído no ritmo de cada um, inicia com a introdução a ciência da computação os

conceitos, conhecimento e habilidades, e segue com a instalação e configuração de

todo ambiente para os principais sistemas operacionais, usar o interpretador IDLE,

operadores aritméticos e relacionais, variáveis, primeiro programa, software livre,

grupo de discussões, tipos de dados, entrada de dados, condicionais, expressões

booleanas, precedência entre operadores relacionais, lógicos e aritméticos,

execução condicional, repetição – while, indicadores de passagem, depurador,

funções, testes automatizados, depuração e refatoração, repetições encaixadas ou

laços aninhados, listas, repetição com ”for”, manipulação de listas, objetos na

memória e muitos exercícios de programação.

CONCLUSÃO

Após pesquisar muitas as varias linguagens e ter a duvida que toda a pessoa

ter ao querer aprender programação acredito que a linguagem de programação

Python foi uma boa escolha e muito promissora, a USP e muito conhecida por todos

e tem muita credibilidade um ponto decisivo na escolha do curso dentre os vários

que existem hoje, e ao realizar o aprendizado pude perceber que realmente o

trabalho deles merece toda essa credibilidade, já havia começado com alguns

cursos básicos de programação e abandonado por vários motivos, com este já pude

perceber a diferença na objetividade e a capacitação para resolver desafios

complexos, oque trouxe muita motivação ate concluir toda a introdução em cerca de

três meses, e ainda pretendo dar continuidade no curso intermediário, excelente

curso.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 15

 

 UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Palestra WEB via internet - Palestrante: José Carlos Couto
Tema:  Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados para a área de TI

RESUMO
    José Carlos Couto (Palestrante) Bacharel em Ciência da Computação, mestre em Sistemas e Computação e especialista em Engenharia de Software, atualmente é professor titular do Instituto Federal da Bahia, com experiência em Tecnologia da Informação aplicada à Saúde e Governança de TI, iniciou a palestra citando na historia os eventos de violação de dados passados, como  os casos do Likedin e também do Dropbox em 2012, o caso do site Ashley Madison em 2015, em 2019 na Adobe no uso também do Photoshop, em 2020 no site Vakinha, depois prossegue com o problema do uso da mesma senha para diversos sites e serviços, clausulas e e politicas de privacidade que deixam claro o compartilhamento dos dados fornecidos a empresas parceiras, a preocupação dos locais onde os dados são armazenados porque esses dados estarão submetidos a lei do local onde estão armazenados, para que serão usados os dados. A LGPD (Lei de Proteção de Dados) Lei 13.709/2018 entrou em vigor agora em 2020, e tem o objetivo de proteger os direitos fundamentais da liberdade e privacidade da pessoa natural, nela são abordados os conceitos de dados pessoais e dados pessoais sensíveis, as funções e os cargos das pessoas encarregadas da proteção dos dados, a autoridade supervisora, o controlador, as bases legais para o processamento de dados, multas das infrações, livre acesso e atualização dos dados pelo próprio usuário e listou os outros vários direitos que a lei assegura ao usuário dos sistemas.
CONCLUSÃO
    Apesar de em alguns casos já estarem sendo aplicadas multas, tanto o governo como as empresas ainda não tiveram tempo de se adequar a lei também considerando os impactos da pandemia, mas a partir de 2021 começarão as serem aplicadas as sanções e multas das infrações e sera aberto um canal de denuncias, apesar de todos os problemas na economia agravados com a pandemia e consequente desemprego, a área de tecnologia tem muitas oportunidades e vagas daqui para frente para atender as exigências legais e tecnológicas dos impactos das  inovações. 


ATIVIDADE COMPLEMENTAR 16

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Palestra WEB via internet - Palestrante: Alexander González
Tema:  5G e Transformação Digital: Estrategias para os Novos Tempos
RESUMO
    A Conferências Sem Paredes - Seminário Permanente Ciranda de Saberes apresentou a palestra de Alexander González que é Engenheiro Industrial formado pela Universidade Autónoma del Occidente, com Mestrado em Gestão de TI (Tecnologia da Informação), é Consultor em Projetos de TI, docente e gestor de projetos no Programa de Sistemas FCECEP- Fundación Centro Colombiano de Estudios Profesionales (Cali, Colômbia) e lidera o projeto tecnológico para empresa de saúde Christus Sinergia. A palestra foi ministrada em espanhol e traduzida em português do Brasil e iniciou apontando a necessidade dos negócios em acompanhar a dinâmica de mudanças no ambiente, e as estratégias para suportar essas mudanças em trés partes, trans formar pessoas, transformação digital e gestão de projetos controlados. Ao transformar pessoas não apenas seu conhecimento técnico mas na forma de pensar, a estrategia de transformação digital deve abranger desde a engenharia e arquitetura ate os colaboradores operacionais, dentre as mudanças mais desafiados estão as pessoas, o talento humano, que devem buscar soluções onde outros veem problemas assim como a devida capacitação dos colaboradores que já exercem suas atividades em uma empresa em prepará-los para passar por essa mudança, a transformação digital esta na integração das tecnologias entre elas e entre as pessoas e para isso e necessário o envolvimento, a palestra apresentou um video com o conceito de trabalho para o futuro, esse video apresenta uma inteiração das pessoas com dispositivos eletrônicos para exercer o trabalho em diferentes ambientes, foi questionado sobre as diferenças entre as transformações entre pequenas e grandes empresas onde comparou o crescimento das grandes empresas de tecnologia que começaram pequenas.
CONCLUSÃO
    A palestra e muito relevante para ter consciência e aprender como profissionais da mesma área e com um idioma muito próximo e mais facilmente compreensivo dentro de seu ambiente e cultura apresentam conceitos e soluções para os mesmos desafios de constante mudanças nos negócios, nas empresas e carreiras e como atuam para acompanhar essas inovações.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 17

 

 UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Palestra WEB via internet - Palestrante: Marcelo Vera Cruz Diniz
Tema:  Inteligência artificial e Educação
RESUMO
    A  WebTV IFBA – Jacobina apresentou a palestra de Marcelo Vera Cruz Diniz, que é graduado em Ciências da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2006), Mestre em Bioinformática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010) e Doutor em Modelagem Computacional pela Faculdade de Tecnologia SENAI/CIMATEC (2017). A palestra inciou comparando o senso comum ou seja as ideias que pode se fazer da inteligencia artificial e a percepção real em exemplos do uso em dispositivos que estão mais próximos no nosso cotidiano como nos assistentes virtuais inteligentes, nos algorítimos das redes e mídias sociais com usos errôneos como influenciar em eleições, porem com grandes benefícios se usada para beneficio da sociedade, as definições acadêmicas da inteligencia artificial, as possíveis aplicações na educação baseadas no comportamento do aluno e criando estrategias de aprendizado, abordou os conceitos de Crowdsourcing, de Ead, de Learning Analiytics e de Deep Learning, citou pesquisas na Estônia e em Malta onde baseados em dados coletados de conteúdos acessados pelos estudantes o algorítimo possibilita acompanhar o desempenho na aprendizagem de cada um, e que o resultado desse mapeamento pode revolucionar a educação como conhecemos culturalmente criando uma novo conceito e grandes progressos com a mudança do atual modelo de educação que estamos acostumados.
CONCLUSÃO
    A inteligencia artificial já começou a impactar varias áreas trazendo increíveis resultados, como citado ate mesmo influenciando em opiniões e influenciando em eleições, aplicada ao comportamento humano baseada em dados coletados em redes sociais, esse tipo de uso apesar de demostrar o poder do que se pode criar com auxilio desse tipo de tecnologia demonstra também como devemos ser mais éticos no uso e ate mesmo em nossa formação, procurando criar soluções para o bem comum, trazer benefícios para toda a sociedade, entendendo que nossos esforços para o avanço da tecnologia também fara de todos nos pessoas melhores.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 18

 

 UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Palestra WEB via internet - Palestrante: Antônio Terceiro
Tema:  Como você pode ajudar o Debian programando em Python
RESUMO
    A  Debian Brasil Oficial disponibilizou a palestra da Python Brasil 2020 de Antônio Terceiro e Desenvolvedor Debian, Desenvolvedor Noosfero, Dr. em Ciência da Computação pela UFBA e Mestre em Computação pela UFRGS, Engenheiro de Software na Linardo Limited e trabalha em plataformas para Controle de Qualidade de Software. Iniciou a palestra comentando que Python aparentemente e a linguagem preferida da comunidade de software livre e a maior parte dos vários tipos de infraestrutura dos projetos acaba sendo escrito em Python, hoje muitas pessoas estão procurando aprender essa linguagem e convida para participarem do Debian, ele participa do projeto Debian desde 2004, desenvolvedor Ruy desde de 2005, desenvolvedor Python desde de 2012. A comunidade do Debian e formada por milhares de pessoas em todo mundo, considerado um Sistema Operacional ("Distribuição") Universal pela abrangência de dispositivos que suporta e também pela participação de pessoas de diversos lugares e com diversidade de características,  a definição do Debian como Software Livre e a precursora da Open Source Definition, tem muito sistemas derivados como: Ubuntu, Mint, Tails, Kali, Raspian... o projeto não tem controle central de uma única entidade. Em seguida, apontou as varias formas como as pessoas podem participar do projeto dentro de suas capacidades e área de interesse, foi explicado a forma básica de como funciona o sistema, o sistema de empacotamento que auxilia na instalação para o uso no sistema de milhares dos mais variados projetos e cuida dos componentes que estes dependem para funcionar, apresentou o ciclo de lançamentos e escala do Debian, o trabalho recorrente para fazer o Debian, os contatos e como começar a participar do projeto e alguns projetos e conferencias por onde se pode começar a participar.
CONCLUSÃO
    O projeto e a base de funcionamento de diversos sistemas assim como o próprio kernel Linux, como usuário do projeto a muitos anos e acompanhando vários projetos envolvidos na comunidade entendo o alto nível de credibilidade, segurança e confiança no Debian, como por exemplo estar presente em servidores de grandes empresas.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 19

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Leitura – Livro Digital: Gestão da Segurança da Informação
Coelho, Flávia Estelia Silva – Gestão da Segurança da Informação: NBR 27001 e NBR 27002/Flávia Estelia Silva Coelho, Luiz Geraldo Segadas de Araújo, Edson Kowask Bezerra = Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2014.
RESUMO
    O livro digital de Gestão da Segurança da Informação assim como muito outros conteúdos esta disponível na plataforma de compartilhamento SCRIBD, a ESR(Escola Superior de Redes) e responsável pela disseminação do conhecimento em tecnologias da Informação e comunicação (TIC) e uma unidade da  RPN (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e uma Organização Social ligada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacao (MCTI) e conta com a participação de outros ministérios (MEC, MS, MinC). O livro incia apresentando as vantagens da metodologia de ensino da ESP, apresenta os conceitos e definições da segurança da Informação contido nas normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e IEC 27002 2013, como politica de segurança da informação, gestão de riscos, segurança física e direito digital para implementação da gestão de segurança da informação na organização.
CONCLUSÃO
    A segurança da Informação e a formação de profissionais que possam atuar de maneira eficaz e eficiente na área e uma preocupação constante das organizações que dependem da tecnologia da informação para sobreviver e que dependem das informações armazenadas e processadas nos sistemas computacionais para tomada decisão no governo, empresas, instituições, comercio, saúde  e tantas outras áreas de maneira critica, por isso a conscientização a respeito da segurança da informação por todas a organizações pode prevenir e calcular ameaças e incidentes antes, como no caso do crypto-ransomware WannaCry que teve um impacto global sem precedentes em 12 de maio de 2017 e o atual ataque hacker ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que também criptografou os arquivos, documentos, processos, tendo seu sistema fora do ar, se o STJ não tivesse os Backups (copias de segurança) dentro das melhores praticas, como faria para restabelecer o sistema e todo os processos em andamento.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 20

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Filme –  Operação Moscou (Moscow Chill) (Moroz po kozhe, 2007) - 02/01/2021
Direção de Chris Solimine, roteiro de Chris Solimine, Andrey Konchalovskiy,   
Gênero: Ação, Policial, Suspense, Origem: Rússia, Duração: 92 minutos

RESUMO
    O filme aborda o tema de segurança da informação e cultura hacker, no começo do filme o protagonista invade caixas eletrônicos de bancos por motivações ideológicas, em seguida e preso e resgatado da prisão pelo crime organizado da Rússia e levado foragido para Moscou para trabalhar para mafiosos no desvio de dinheiro de transações ilegais e acaba sendo descoberto e novamente vai para prisão consegue ajuda de um velho conhecido da família e desiste de perseguir o dinheiro ilegal e os problemas que traz. O tema de segurança da informação é de muita importância nos sistemas de informação, ainda nos dias de hoje desde de órgão governamentais, instituições e empresas tem seus nomes apontados nas noticias por invasões em seus sistemas e vazamentos de dados sigilosos, a partir deste ano a lei geral de proteção de dados (LGPD) começara a fiscalizar e aplicar
altas multas para as organizações que não cumprirem suas responsabilidades.

CONCLUSÃO
    O filme acrescenta a formação do curso de Gestão de Tecnologia da Informação por abordar o tema de segurança a partir da visão do publico e usuários dos sistemas, serve ainda de alerta porque realmente e cada vez mais os criminosos digitais tem aumentado não apenas em quantidade mas em técnicas e conhecimentos, fica também a mensagem de ética em que o crime não compensa, e podemos usar nosso conhecimento para o bem e progresso da sociedade e deste receber pelo fruto de nosso trabalho honesto e dedicado.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 21                   

 

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Cursos Superiores de Tecnologia
Discente: Marcelo Felipe Tanii
Gestão de Tecnologia da Informação - Semestre: 4°/ 2019
RESUMO CRÍTICO
Leitura – Livro Digital: Segurança da informação - Princípios e controles de ameaças
Machado, Felipe Nery Rodrigues - Segurança da informação - Princípios e controles de ameaças /  Felipe Nery Rodrigues Machado. -1. ed. - São Paulo: Erica, 2014.

RESUMO
    O livro inicia com conceitos gerais e princípios de segurança da informação, bancos de dados e logs, a sociedade e a segurança da informação, são abordados os ataques mais populares aos sistemas e as precauções e medidas que serão tomadas, em seguida redes e internet, as ameaças a segurança da informação,  controle de acessos, Firewalls e detecção de intrusão, Antivírus, segurança em dispositivos moveis, controles e processos de segurança, criptografia e certificação digital e a segurança tisica. O conteúdo do livro aborda os conhecimentos da abrangente área da tecnologia da informação o suficiente para a aplicação da segurança da informação e permite uma visão holística da segurança da informação, para que possamos fazer uma especialização nas áreas que demandarem as necessidades de cada organização.

CONCLUSÃO
    A leitura do conteúdo do livro de segurança da informação agrega conhecimentos indispensáveis a todas as áreas de tecnologia da informação uma vez que tem como objetivo proteger os ativos de informações e ao realizar isso também protege tanto o negócio como as pessoas, a conscientização dos conceitos de segurança da informação pelos profissionais da área é indispensável nos dias de hoje em que pessoas, empresas e as coisas estão extremamente conectadas a internet e entre si através dos vários dispositivos digitais. 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário