domingo, 28 de fevereiro de 2021

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 8

 UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
SND – Startup Negócios Digitais – PIM VIII
Polo: Hamamatsu – Japão
Ano: 2020UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
SND – Startup Negócios Digitais – PIM VIII
Nome: Marcelo Felipe Tanii
Nome: Rômulo Ramos Pereira
Curso: Gestão de Tecnologia da
Informação
Semestre: 4°/ 2020
Orientador: Antônio Palmeira de Araújo
Neto
Polo: Hamamatsu – Japão
Ano: 2020

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................6
2 EMPREENDEDORISMO - PLANO DE NEGÓCIO.....................................8
2.1 SUMÁRIO EXECUTIVO...............................................................................8
2.2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA.......................................................................9
2.3 ANÁLISE ESTRATÉGICA............................................................................9
2.4 APRESENTAÇÃO DETALHADA DO SERVIÇO........................................10
2.5 PLANO DE RECURSOS HUMANOS........................................................11
2.6 ANÁLISE DO MERCADO CONSUMIDOR................................................11
2.7 ESTRATÉGIA DE MARKETING................................................................12
3 PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO SND..............................15
3.1 DECLARAÇÃO DE ESCOPO....................................................................15
3.2 ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO (EAP).......................................16
3.3 DIAGRAMA DE REDE...............................................................................17
3.4 PLANO DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS..........................................18
3.5 PLANO DE GERENCIAMENTO DE CRONOGRAMA..............................18
3.6 BOAS PRÁTICAS E METODOLOGIA ÁGIL..............................................19
4 QUALIDADE DE SOFTWARE..................................................................23
4.1 ESPECIFICAÇÕES DE QUALIDADE DE SOFTWARE............................23
4.2 DETALHES DE FUNCIONAMENTO DA APLICAÇÃO..............................25
5 CONCLUSÃO............................................................................................27
REFERÊNCIAS..........................................................................................28

RESUMO
Este oitavo projeto integrado multidisciplinar tem como objetivos identificar e
avaliar uma oportunidade de negócio por meio de um aplicativo móvel, integrar no
projeto as disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Empreendedorismo e
Qualidade de Software do quarto semestre curso superior de Gestão da Tecnologia
da Informação da UNIP (Universidade Paulista), para através deste desenvolver e
aplicar os conhecimentos e técnicas adquiridos nas aulas teóricas e assim identificar as necessidades para propor soluções através das tecnologias que serão
implementadas e utilizadas no projeto. O projeto tem também dentro destes
objetivos a necessidade de identificar uma oportunidade de negócio para o
desenvolvimento de um aplicativo móvel com o apoio de uma pesquisa para a
análise do mercado e das atuais tendências, hábitos e comportamentos dos
usuários de Smartphone e aplicativos móveis e também das empresas que
necessitam desse serviço assim como as que desenvolvem e mantêm essas
soluções, com atenção na maneira como o usuário interage com seu aparelho e
navega na internet, gerenciando o projeto para alcançar os objetivos e a qualidade
do software, também se preocupando no retorno financeiro para a viabilidade do
negócio e benefícios que a solução pode trazer para suprir necessidades dos
usuários através dos serviços que um aplicativo móvel pode oferecer. O trabalho
deverá chegar a conclusão de uma oportunidade de negócio real e viável através de um serviço disponibilizado através de um aplicativo móvel para Smartphone.
Palavras chave: Empreendedorismo. Gerenciamento. Projetos. Qualidade. Software;

 ABSTRACT

This eighth integrated multidisciplinary project aims to identify and evaluate a business opportunity through a mobile application, integrate the disciplines of Project Management, Entrepreneurship and Software Quality of the fourth semester of Information Technology Management at UNIP (Universidade Paulista), through which to develop and apply the knowledge and techniques acquired in the theoretical classes and thus identify the needs to propose solutions through the technologies that will be implemented and used in the project. The project also has within these objectives the need to identify a business opportunity for the development of a mobile application with the support of research to analyze the market and the current trends, habits and behaviors of users of Smartphone and mobile applications and also of the companies that need this service and also those that develop and maintain these solutions, paying attention to the way the user interacts with their device and surfs the internet, managing the project to achieve the objectives and the quality of the software, also worrying about the return financial support for business viability and benefits that the solution can bring to meet users' needs through the services that a mobile application can offer. The work should reach the conclusion of a real and viable business opportunity through a service made available through a mobile application for Smartphone.
Keywords: Entrepreneurship. Management. Projects. Quality. Software;

 

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa que será realizada neste trabalho pretende buscar fontes de pesquisa documental e bibliográfica e levantar informações mais subjetivas, mas em profundidade da pesquisa qualitativa, gerando informações de dados obtidos de fontes confiáveis e verificáveis, assim irá buscar juntar evidências empíricas verificáveis para apoiar o projeto, deverá através do método de raciocínio dedutivo analisar a aplicação das melhores práticas para o tipo da oportunidade de negócio e como a empresa irá se posicionar estrategicamente no mercado, onde a conclusão deverá ser verdadeira caso todas as premissas sejam verdadeiras e o raciocínio deverá respeitar uma forma lógica também verificável, a metodologia de pesquisa e o gerenciamento do projeto tem como objetivos pesquisar, analisar, planejar e desenvolver um projeto para a criação de um aplicativo móvel, e esse aplicativo será baseado em uma oportunidade de negócio que através de pesquisa e análise da disciplina de Empreendedorismo irá se desenvolver . Para alcançar o sucesso destes objetivos este trabalho será realizado integrando também a disciplina de qualidade de software, afim de capacitar o projeto para atender as necessidades explícitas como sendo as condições e os objetivos propostos por aqueles que o produzem, e as necessidades implícitas que são subjetivas do usuários, que não tenha defeitos e esteja adequado ao uso atendendo as suas especificações.

Com o apoio de todo conteúdo teórico disponibilizado pela universidade e de forma ordenada, o trabalho do projeto irá realizar na disciplina de empreendedorismo um plano de negócios simplificado com sumário executivo, descrição da empresa, análise estratégica, apresentação detalhada do serviço, plano de recursos humanos, análise do mercado consumidor e estratégia de marketing. Para o gerenciamento do projeto será apresentado o plano de gerenciamento de projetos, para desenvolver a aplicação seguindo os padrões e boas práticas em gestão de projetos baseados em uma metodologia ágil própria para projetos do porte que se irá realizar e favorecendo toda a dinâmica de mudanças que venha a ocorrer no projeto assim como questões para o gerenciamento de escopo e tempo. Para garantir a qualidade do software serão apresentadas as especificações de qualidade de software e os detalheis de funcionamento da aplicação. 

O trabalho do projeto irá buscar conectar pessoas e empresas, inovando e criando diferencial, incentivar parcerias entre estudantes, Startups (empresas emergentes) e outras empresas, auxiliando e motivando os estudantes a contribuir com a sociedade através dos conhecimentos e pesquisas acadêmicas empenhados, criar e apresentar oportunidades de negócios aos investidores.

A finalidade da pesquisa científica não é apenas um relatório ou descrição de fatos levantados empiricamente, mas o desenvolvimento de caráter interpretativo, no que se refere aos dados e fatos obtidos. Para tal, e imprescindível correlacionar a pesquisa com o universo teórico, optando-se por um modelo teórico que sirva de embasamento a interpretação do significado dos dados e fatos colhidos ou levantados.” Lakatos, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. - 8. ed. - São Paulo: Atlas, 2017.

2 Empreendedorismo - Plano de Negócio

Muitas dessas atividades devem ser feitas diretamente pelo empreendedor, outras podem ser delegadas. O importante e conhecer quais são as principais áreas e atividades que devem ser consideradas desde a criação da empresa e definir a melhor estratégia para considerá-las no negócio. O erro que muitos empreendedores cometem e imaginar que atividades periféricas não são importantes e que, por isso não precisam de atenção. Muitas vezes, um negócio vai à falência por falta de um contrato bem estruturado entre comprador e fornecedor, devido a um empréstimo mal negociado em um banco ou por ações trabalhistas empreendidas por funcionários que estavam na informalidade, por exemplo.“ Dornelas, José. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. -2.ed.- São Paulo: Empreende, 2019. pag. 224

2.1Sumário Executivo

  • Empresa: SND - Startup Negócios Digitais

A empresa oferece serviços de tecnologia da informação para pessoas e empresas que precisam se atualizar para acompanhar as inovações do mercado. Irá disponibilizar estes serviços através de seu site e aplicativo de forma descomplicada para possibilitar direcionar corretamente os clientes as suas necessidades.

  • Estratégia:

A principal estratégia da empresa esta baseada em conhecimentos e tecnologia, e a baixo custo desenvolver serviços de qualidade e com alto valor agregado através de trabalhos colaborativos e parcerias, motivar pessoas e orquestrar a terceirização de serviços, capacitando e desenvolvendo estratégias de negócios inovadores.

  • Serviço:

Disponibilizar suporte técnico e consultorias em tecnologia da informação e administração de negócios de forma simples, direta e transparente a um valor justo.

  • Mercado e Marketing:

O público alvo está divido em três níveis com diferentes abordagens e planos para suprir suas necessidades de informação com qualidade, ordenados de acordo

com suas necessidades, direcionamento estratégico e tecnológico para empresas que já sentem os impactos das inovações tecnológicas e precisam se posicionar no mercado.

  • Objetivo: Estabelecer parcerias e investimentos para serviços em Tecnologia da Informação e novas abordagens de negócios.

2.2Descrição da Empresa

A ideia de criação da SND - Startup Negócios Digitais veio a partir da necessidade das empresas e pessoas se atualizarem de forma rápida e eficiente com base em conhecimento e tecnologia, assim como ocorrem parcerias de grandes empresas entre si, profissionais liberais e universidades sendo incentivados pelo governo e retornando em desenvolvimento e progresso para o país, o crescimento da empresa deve acompanhar a necessidade do mercado habilitado pelas parcerias e conexões que possibilitam oportunidades e novos negócios, terceirização de serviços e troca de conhecimento e tecnologia.

A empresa procura operar principalmente pela internet através de seu site por tecnologias de comunicação e plataformas para trabalho colaborativo, após as medidas de afastamento social e de tendências que já acompanhavam as novas profissões e maneiras de trabalhar com a tecnologia, e o que hoje se considera como novo normal, tem preferência por ter os colaboradores em Home Office trabalhando a partir de seus próprios espaços e casas, e assim desenvolvendo as habilidades necessárias para atuar nesse novo contexto.

2.3Análise Estratégica

Missão: Conectar pessoas e empresas, inovando e criando diferencial.

Visão: Ser uma empresa de referência na busca de inovações e oportunidades para pessoas e outras empresas.

Valores: Pessoas em primeiro lugar, ética, respeito e inovação.

A SND Startup Negócios Digitais começa cadastrando as empresas de suporte e consultoria em tecnologia e negócios para começar a operar em parceria com empresas de Call Center e Suporte Remoto e trazer um diferencial em seu primeiro contato, buscar pessoas para trabalhos e interesses em comum capacitadas mas que ainda não estão atuando na área de tecnologia da informação e também, tem interesse em investidores de capital com boa reputação, redes de contatos de negócios ou que possam trazer inovações tecnológicas para serem agregadas.

As potencialidades do negócio são de rápida expansão e alta lucratividade devido a crescimento da necessidade de soluções em tecnologias que possibilitem trabalhar, estudar e se comunicar de forma remota ou a distância.

As ameaças externas estão principalmente na concorrência e na insegurança de investidores externos devido as condições econômicas.

As Forças da empresa estão na dinamicidade para atualizar os negócios ao mercado e na colaboração por interesses mútuos.

As fraquezas estão nas condições econômicas atuais do pais e na insegurança de se investir no momento.

Seus objetivos são incentivar parcerias entre estudantes, Startups e outras empresas em nichos de mercado que necessitam de soluções em tecnologia, auxiliando e motivando os estudantes e profissionais da área para contribuir com a sociedade com seu trabalho e através dos conhecimentos e pesquisas acadêmicas empenhados realizar inovações, e como meta de negócios criar e apresentar oportunidades de negócios para as empresas e aos investidores.

2.4Apresentação Detalhada do Serviço

A SND (Startup Negócios Digitais) através de seu aplicativo móvel e site na internet irá disponibilizar serviços de suporte e consultoria em tecnologia através de um aplicativo móvel e um site Web conectados, organizando o atendimento baseados na localização, tipo de cliente e tamanho da empresa e negócio que

necessita se adequar a novas tecnologias para se manter no mercado, inicia com a divulgação do aplicativo nas redes e mídias apresentando uma solução, através de um atendimento por Chatbot (programa que simula uma conversação) acessado tanto através do aplicativo como na página inicial do site, realiza um breve cadastro e preenchimento do formulário para atendimento e encaminha o cliente diretamente as empresas que prestarão assessoria e suporte.

2.5Plano de Recursos Humanos

O plano de desenvolvimento tem o objetivo de gerenciar o crescimento da companhia através do conhecimento, tecnologia e ativos de informações, este deve trazer para dentro do quadro da empresa apenas pessoas que consigam refletir os mesmos objetivos, da mesma forma que a empresa e com mesmo empenho e dedicação.

O plano de treinamento está inserido dentro do plano de desenvolvimento, e deve gerenciar as metas para treinamento e capacitação para executar o plano operacional e o plano estratégico. Para o operacional o treinamento será baseado na capacitação do gestor em administrar e orquestrar serviços terceirizados dentro dos custos planejados e aumento de ganhos através de participação nos lucros. O plano de treinamento a longo prazo irá capacitar os executivos para o futuro da empresa, acompanha as tendências e inovações e faz a reciclagem de tecnologias que serão substituídas ou transformadas.

As principais metas são: nível educacional e a experiência, aquisição de talentos, criar regras e políticas para proteção legal, gerenciar os registros e treinamentos, cultivar a cultura da empresa e clima organizacional para possibilitar um elevado nível de satisfação no trabalho.

2.6Análise do Mercado Consumidor

A análise de mercado desenvolveu um relatório com com três perfis de cliente sendo o primeiro nível para usuários, microempreendedores e pequenas empresas, no segundo medias e grandes empresas e no terceiro parcerias.

O perfil do nível um corresponde aos usuários e pequenas empresas que necessitam principalmente de suporte a um custo acessível e ou precisam iniciar uma consultoria para um direcionamento de seus negócios e carreiras.

O segundo nível para medias e grandes empresas que precisam de consultoria e parcerias para se modernizar sem perder o foco da estratégia do negócio, estas serão orientadas por empresas e especialistas indicados para as suas necessidades especificas e localização.

O terceiro nível está nas necessidades de parcerias e trabalhos colaborativos que podem ser organizados, criando através das novas profissões outros novos negócios, serviços e produtos através das pessoas e empresas cadastradas e suas capacidades e habilidades.

A estratégia dos concorrentes tem como ponto forte sua consolidação no mercado e ampla divulgação na mídia, de outro lado apesar de ofertarem serviços que acompanham as tendências e inovações, estão padronizados e engessados a padrões de negócios e formas de atuação já conhecidos, apenas com uma nova apresentação e pequenas alterações nas estratégias, esta pode ser a principal diferença no sucesso do surgimento das grandes empresas de tecnologia.

Ao analisar os fornecedores e as empresas de tecnologia prestadoras de serviços podemos suprir a demanda de melhores formas da comunicação, serviços e negócios através de informações de melhor qualidade.

2.7Estratégia de Marketing

O aplicativo deve ter um nome fácil de memorizar, que remete ao serviço que o aplicativo disponibiliza ou mesmo ao seu conceito e solução, esta e uma maneira que direciona a atenção, para o acesso aos produtos e serviços através de um aplicativo móvel, que se diferencia de um site ou link na internet principalmente por manter seu link de acesso através de um ícone no aparelho, um fácil acesso exibido constantemente na tela em que todos tem sua visão focada, apesar da grande variedade de aplicativos, o projeto irá apresentar um negócio com diferencial e viável no mercado atual.

Para atender a atual necessidade de digitalização dos negócios e ainda com o agravante da pandemia global, que precisa das tecnologias para que as pessoas possam se comunicar mantendo o distanciamento social para evitar a contaminação pelos vírus, o projeto procura através de suporte e consultoria tecnológica e administrativa, baseado em localização e tamanho da empresa, as melhores soluções tecnológicas e com um diferencial de divulgação das empresas em mídias e redes sociais, de como essas mudanças impactam no ambiente e também são consoantes com os objetivos da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

A estratégia do negócio esta apoiada na capacidade dos profissionais de tecnologia da informação e negócios, para prestarem serviços as pessoas e empresas, para que a TI (Tecnologia da Informação) suporte a estratégia dos negócios, deixando claro seu papel e demonstrando a diferença nas mudanças planejadas e as vantagens da organização em que cada profissional exerce sua função plenamente dentro de sua área, possibilitando que os negócios possam focar em sua estratégia sendo suportados pela TI, que conhecendo o negócio pode trazer inovações e dar suporte a estratégia dos negócios, realizar um planejamento de divulgação e propaganda focado nos nichos de mercado, baseado em dados de buscas na internet. A empresa irá buscar a divulgação de suas soluções e serviços através do patrocínio e propagandas, nas redes de influenciadores digitais que trabalham em seguimentos relacionados a negócios e tecnologia.


3 Plano de Gerenciamento do Projeto SND

Em projetos de TI, principalmente na área de software, esse tipo de gerenciamento torna-se um pouco mais complexo porque a tecnologia está sempre em transição; além disso, existe uma característica inerente a qualquer projeto, seja ele de TI ou outras naturezas: a incerteza. Incerteza, nesse contexto, significa que será criado um produto ou serviço único, nunca feito antes, e consequentemente, espera-se encontrar mudanças e desafios durante o planejamento e no decorrer do projeto que também nunca foram vivenciados, sejam mudanças de escopo, tempo, custos, riscos ou outras áreas.” Vieira, Marconi Fábio. Gerenciamento de projetos de tecnologia da informação.-2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. pag. 134

Para iniciar o processo de planejamento de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento da aplicação são necessárias as entradas de termo de abertura de projeto composto pelos objetivos e justificativas do projeto, necessidade e requerimentos de negócio ao qual o projeto foi endereçado, requisitos que satisfazem as necessidades dos Stakeholders, determinação do gerente de projetos, cronograma de marcos, premissas e restrições, orçamento sumarizado do projeto, declaração base do escopo e um modelo de plano de gerenciamento de projeto, este planejamento segue o modelo proposto no conteúdo teórico da universidade por Cristóvão e Neto (2015, p. 42). As outras entradas necessárias para o termo de abertura são as saídas dos processos que integram o grupo de planejamento, porque estes interagem entre si em grupos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle ou encerramento, e ainda as entradas dos fatores ambientais da organização e dos ativos de processos organizacionais.

3.1Declaração de escopo

Características do produto ou serviço do projeto:

  • Site Web para o projeto;

  • Página inicial do site deve conter breve apresentação e caixa de diálogo para iniciar chat.

  • O através do chat fazer o cadastro, formulário e encaminhamento para

    • atendente ou empresa.

    • O aplicativo móvel de Smartphone deve atender aos dois sistemas: Android e IOS;

    • O aplicativo tem uma tela de iniciação com a logo da empresa, menu simples com ícones em lista, o primeiro item direciona para o site da empresa e abre no navegador padrão do dispositivo, em seguida uma lista dos profissionais e empresas parceiras com links para seus sites e contatos, vídeos com cases de sucesso e influenciadores digitais, e por fim um catalogo de serviços.


    Lista dos principais resultados do projeto;

  • Quantidade de acessos no site e aplicativo móvel gerando o primeiro contato com a empresa.

  • Retorno de publicidade e anúncios.

  • Chamados que geram orçamentos.

  • Orçamentos que geram ordem de serviço e pedidos.

  • Retorno de percentual por qualificação das empresas parceiras.

  • Feedback positivos dos clientes.

Objetivos do projeto

  • Nível alto de satisfação e experiência dos clientes.

  • Alto nível de procura e satisfação das empresas parceiras.

  • Alto nível de satisfação da equipe e administração.

  • Organização de dados e informações para melhoria contínua.

  • Taxa estimada de retorno financeiro igual ou maior.



3.2Estrutura analítica de projeto (EAP)

  1. Nível 0: SND - Startup Negócios Digitais

  2. Nível 1: Gerenciamento de projeto, Concepção e Pesquisa, Aquisições e Desenvolvimento, Homologação.

  • Nível 2: Plano do projeto, Fornecedores e Parcerias, Recursos e Entregas, Validações e Correções.

  • Nível 3: Replanejamento, Negociações, Melhorias de processos, Feedback.

3.3Diagrama de rede


3.4Plano de gerenciamento de custos

  • Custos diretos: Serviços terceirizados/ Freelances, Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: 20.000

  • Custos indiretos: 5.000

  • Custos fixos: Administrativo e aluguéis: 10.000

  • Custos variáveis: 5.000

  • Custo unitário: Aplicativo móvel, desenvolvimento e manutenção: 50.000

  • Contingências: 5.000

  • Limites de controle: Não deve exceder e se inicia a partir das contingências.

  • Estimar os custos do dia, desenvolvendo estimativa dentro dos limites de controle e determinar o orçamento.

  • Controlar os custos: Efetuar corte de custos.

3.5Plano de gerenciamento de cronograma

Para o início do projeto o tempo necessário em definir a equipe, negociações e contratos até o início do desenvolvimento, deve ser preparado no prazo de uma semana. O aplicativo móvel e o site deverá ser entregue dentro do período de cinco semanas, e toda a parte do cronograma para o desenvolvimento do aplicativo será gerenciada através da metodologia Ágil Scrum. Para o total encerramento, e novo planejamento com o Feedback e melhorias, lições aprendidas e plano de manutenção do sistema, será então concluído no prazo de uma semana. Todo o projeto deve ser realizado no prazo de dois meses, e limite de três meses no caso de eventuais grandes atrasos que, ainda que impactem o trabalho, não deixe de viabilizar o projeto dentro do custo e tempo.

  • Semana 1, Início : Definir equipe, Negociações e contratos.

  • Semana 2, Desenvolvimento: Requisitos, projeto, implementação, testes e produção.

  • Semana 6, Encerramentos.

  • Semana 8, Conclusão. 

    3.6Boas práticas e Metodologia Ágil

    "Você pode ter uma visão clara do que “executar o Scrum” significa para você, e pode conseguir que outras pessoas tenham exatamente a mesma visão, mas a partir do momento em que se sai da esfera organizacional pode não ser bem assim. Na verdade, até mesmo se referir a estados finais em uma transição para o Scrum é incorreto; pode não haver um estado final em um processo que precise de melhoria continua." Cohn, Mike. Desenvolvimento de software com Scrum: aplicando métodos ágeis com sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2011. pag. 28


     

    Abaixo o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;

  •  

    • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;

    • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;

    • Responder a mudanças mais que seguir um plano;

    • Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda;

    Fonte: https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html .



    Os Princípios por trás do Manifesto Ágil são:

  • Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

  • Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento.

  • Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

  • Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

  • Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

  • Construa projetos em torno de indivíduos motivados.

  • Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.

  • O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.

  • Software funcionando é a medida primária de progresso.

  • Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

  • Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

  • Simplicidade--`a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado--é essencial.

  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.


  • Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo. Fonte: https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html


O Scrum possui:

  • Sprints: projetos divididos em ciclos, uma time box de iterações (cerca de 2 a 4 semanas).

  • Product Backlog: funcionalidades para implementar no projeto em lista.

  • Product Owner: define o Product Backlog e o prioriza na Sprint Planning Meeting.

  • Sprint Planning Meeting: reunião de planejamento do Sprint, selecionar tarefas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

  • Daily Scrum: breve reunião diária, rever o dia anterior e priorizar o trabalho do dia.

  • Sprint Review Meeting: reunião com Product Owner para validar o fim da Sprint, apresenta funcionalidades implementadas.

  • Sprint Retrospective: lições aprendidas e planejamento do próximo Sprint.

A Softex: uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) atua para Transformação Digital Brasileira, criando, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação, a descrição detalhada e fonte pode ser acessada em https://softex.br/a-softex/ , A Softex disponibiliza em seu site em https://softex.br/download/mps-br-uma-ferramenta-brasileira-na-gestao-por-processos/ , o guia MPS.BR – UMA FERRAMENTA BRASILEIRA NA GESTÃO POR PROCESSOS , sendo o MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e as práticas de gestão de RH (Recursos Humanos) e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), segundo a Softex devemos implementar os processos em uma ou mais de suas unidades organizacionais no modelo e nível MPS adequados ao seu negócio: Software, Serviço, Gestão Pessoas ou uma combinação destes, a empresa inicia suas operações a partir do nível “G” do programa ate o nível “A”, para a implementação serão seguidos os guias para software, serviços e RH, disponibilizados em https://softex.br/mpsbr/guias/#guia-sv .


  • 4Qualidade de Software

    "Uma atualização das normas de qualidade de software pode ser encontrada na ISO/IEC 25000 (2014), com o título geral “Systems and Software Quality Requirements and Evaluation” (SQuaRE). Trata-se de uma das mais importantes normas no âmbito da qualidade de produto e processo de software. Ela é uma evolução das normas anteriores, fornecendo novas regras e métodos para a qualidade, tanto no âmbito de produto como no âmbito de processo."Zanin, Aline [et al.]. Qualidade de software.-Porto Alegre: SAGHA, 2018. pag. 104

    A ISO/IEC 25000 integra muitos outros padrões de projetos, mas principalmente a ISO/IEC 9126, para um modelo de qualidade na avaliação de software, e a ISO/IEC 14598 para o processo da avaliação de software, a norma brasileira correspondente é a NBR 13596.

    4.1Especificações de Qualidade de Software

    Aplicação da norma NBR ISO/IEC 9126-1 para definição dos requisitos de qualidade do software SND durante seu ciclo de vida.

    A norma da NBR ISO/IEC 9126 possui três visões da qualidade, a visão do usuário nas medidas externas da qualidade do software, a visão do desenvolvedor na qualidade dos requisitos e aceitação, e a visão do gerente de desenvolvimento nas medidas de qualidade dos objetivos do produto e do negócio.

    As métricas possuem seis características da qualidade para o software, de acordo com Costa, Ivanir (2013):

    A Funcionalidade são as funções que atendem aos requisitos do usuário, em adequação o software deve possuir as funções especificadas, em conformidade deve ser desenvolvido nos padrões e regras do projeto, em acurácia gera resultados nos limites esperados, em segurança preveni o acesso de pessoas e programas não autorizados, e em interoperabilidade poder interagir com outros sistemas especificados.

    A Confiabilidade é a capacidade do software em manter seu desempenho nas

condições estabelecidas por um período de tempo, com a maturidade tendo poucas falhas ou defeitos em operação, com a tolerância a falhas em níveis de desempenho ou problemas na execução, com a recuperabilidade no nível de desempenho salvando as bases de dados em falhas.

A Usabilidade e ergonomia do usuário especificado do software, com inteligibilidade para reconhecer a lógica de funcionamento no uso, com apreensibilidade para aprender a utilizar, e com operacionalidade para poder operar.

A Eficiência são os recursos utilizados pelo software em relação ao desempenho nas condições de uso especificadas, com medidas da quantidade de recursos usados e de tempo de resposta, processamento e saídas das funções.

A Manutenibilidade, no esforço para fazer alterações no software, com analisabilidade para diagnosticar e localizar onde corrigir os problemas, com modificabilidade para remover falhas e adequar o produto para outra tecnologia ou ambiente operacional, com estabilidade para efeitos inesperados nas modificações, com testabilidade para testar o produto de software alterado.

A Portabilidade para transferir o software de um ambiente operacional para outro, com adaptabilidade para funcionar em outros ambientes operacionais, com facilidade de instalação, com capacidade de coexistir com padrões de portabilidade, com facilidade para substituir por outro software especificado.



4.2Detalhes de Funcionamento da Aplicação


O aplicativo móvel tem os seguintes detalhes de funcionamento:

  • Tela de inicialização com imagem da logo da empresa.

  • Menu em lista com o primeiro item sendo um ícone com a logo da empresa direcionando para a página principal do site.

  • O segundo item leva a uma lista com buscador, contendo nome de empresas e profissionais, organizados em 10 áreas (gestão, segurança, desenvolvimento, redes, comunicação, dados, qualidade e suporte técnico), com nome, breve descrição e seus respectivos links com contadores de acesso.

  • O terceiro item da lista leva a um menu de vídeos.

  • O quarto item leva a uma lista com busca para um catalogo de serviços

    • dividido por área.

    • O quinto item “Ajuda”, também leva ao chat do site para atendimento de suporte.

    • O aplicativo estará disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOS.

       


      A tecnologia da informação traz soluções para os problemas, e assim analisando as tendências do mercado e a necessidade de trazer um modelo de aplicativo que possa entregar a todos os empreendedores, num formato acessível, um aplicativo móvel para suporte e consultoria que apresente e suporte seu negócio no ambiente digital, a solução que o aplicativo propõe é uma prestação de serviços de consultoria e suporte em tecnologias, baseado no local onde atua e favorecendo as conexões dos profissionais, empresas e universidades que apostam em invocação. 

       

      5 CONCLUSÃO

      A forma como o serviço é ofertado e exibido, o conceito e a imagem que o usuário concebe do produto e da empresa, deve ser cuidadosamente selecionado desde de a forma como se toma conhecimento do aplicativo, para que serve, as vantagens que ele trará , e como instalar e usar no aparelho.

      Cada vez mais os serviços e produtos conectados na internet tem seu armazenamento e processamento mantidos nos servidores e não nos próprios dispositivos, muitos dos programas que usamos hoje podem ser acessados pela internet e na verdade estar rodando nos servidores, o conceito conhecido como Cloud Computing (Computação na nuvem) oferece serviços, plataformas e até mesmo a infraestrutura através da rede, assim cada vez mais os próprios aplicativos e navegadores estão extremamente conectados e funcionam num conceito parecido como de Thin Client (cliente magro), onde o dispositivo tem como principal função apresentar o conteúdo na tela, e hoje com a possibilidade de, através das câmeras, sensores, localização e microfones podemos enviar os dados ao servidor e gerar renda a partir destes dados, sob as regras e normas legais de privacidade.

      Assim com o conceito muito bem divulgado e amplamente propagado da ideia de aplicativo como negócio que acompanhou a expansão do uso de Smartphone, podemos entender porque poucos conseguem, se quer tentar conceber suas ideias em forma de um aplicativo móvel, porque mais importante que a ideia, na verdade, será como planejar e implementar o projeto para que tenha sucesso suportando um negócio.

      Esta pesquisa e o projeto conclui integrando as disciplinas e conhecimentos adquiridos necessárias para o projeto, encontrando uma oportunidade de negócio na área de atuação de Tecnologia da Informação, baseado nos padrões e melhores práticas do mercado, e nas pesquisas, conceitos e inovação habilitadas através do conhecimento acadêmico.


      REFERÊNCIAS

      Araújo Neto, Antônio Palmeira de

      Empreendedorismo / Antônio Palmeira de Araújo Neto. - São Paulo: Editora Sol, 2013.


      Cohn, Mike.

      Desenvolvimento de software com Scrum [recurso eletrônico] : aplicando métodos ágeis com sucesso / Mike Cohn; tradução: Aldir José Coelho Correa da Silva; Revisão técnica: Rafael Prikladnicki. - Porto Alegre: Bookman, 2011.


      Costa, Ivanir.

      Qualidade de software/ Ivanir Costa - São Paulo: Editora Sol, 2013.


      Cristovão, Andréa Martins.

      Gerenciamento de Projetos de TI / Andréa Martins Cristóvão, Antônio Palmeira de Araújo Neto. - São Paulo: Editora Sol, 2015.


      Dornelas, José

      Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação/ José Dornelas. -2.ed.- São Paulo: Empreende, 2019.


      Lakatos, Eva Maria.

      Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa / pesquisa bibliográfica /

      teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso /

      Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 8. ed. - São Paulo: Atlas, 2017.


      Cohn, Mike.

      Desenvolvimento de software com Scrum [recurso eletrônico] : aplicando métodos ágeis com sucesso / Mike Cohn; tradução: Aldir José Coelho Correa da Silva; Revisão técnica: Rafael Prikladnicki. - Porto Alegre: Bookman, 2011.


      Zanin, Aline. Qualidade de software [recurso eletronico] / Aline Zanin...[et al.];[revisão técnica: Maria de Fátima Weber do Prado Lima].-Porto Alegre: SAGHA, 2018.

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