domingo, 15 de setembro de 2019

O Profissional de TI e a Computação em Nuvem


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Cursos Superiores de Tecnologia
Nome: Marcelo Felipe Tanii RA:
Gestão de Tecnologia da Informação Semestre: 1°/ 2019


RESUMO CRÍTICO
AVA - Ciclo de Palestras/eventos - Conteúdos 2018
Tema: O Profissional de TI e a Computação em Nuvem:   Cenários e Tendências - 09/06/2018 Professor: Cyrano Rizzo
O professor Cyrano Rizzo durante 15 anos realizou grandes projetos como diretor de tecnologia da Informação da USP, na área de computação, atual diretor de tecnologia da Binário Cloud, MBA em inovação tecnológica pela POLI da USP, principal projeto: Nuvem USP (Cloud USP) com mais de 500 servidores físicos, ~10 mil servidores virtuais, + de 400 mil núcleos de processamento gráfico, mais de 260 mil GB de memória RAM, mais de 15 milhões de GB de armazenamento.
Baseado nessa experiência o professor comenta o cenário e tendências do mercado de trabalho para o profissional de Tecnologia da Informação no contexto da história da evolução até as novas tecnologias e inovações que trazem a computação em nuvem (cloud computing) como modelos de serviços e uma padronização que integra tecnologias.
Analise 
    A progressão numa carreira de tecnologia da informação acompanha desafios isto faz parte do desenvolvimento profissional, os grandes desafios não são apenas uma barreira, mas uma grande oportunidade de crescimento e podem trazer resultados significativos para nossa carreira. Como exemplo o projeto de Intranet para Reitoria da USP que solucionou muitos problemas e trouxe confiança abrindo caminho para outros projetos e outras posições até a computação em nuvem.
O projeto cloud USP demorou cerca de um ano para ser implementado e até mesmo para um especialista na área foi significativo como aprendizado.
A virtualização começou com o IBM M44/44X em 1960, na década de 1980 o nascimento da arquitetura x86 possibilitou um grande avanço e padronização para as aplicações.
O Hypervisor é um software que possibilita a criação de máquinas virtuais e na maioria tem como base o Xen ou KVM.
A recomendação é testar as opções e buscar as soluções que melhor atendem às necessidades de cada projeto.
O tema de computação na nuvem e muito complexo porque engloba quase todas as tecnologias de informação, sendo um modelo de serviço e uma padronização que integra as áreas de computação,
As características da computação em nuvem são autoatendimento sob demanda, amplo acesso a rede, agrupamento de recursos, elasticidade rápida e serviço medido.
Conclusão 
A computação na nuvem e um conceito que permite usar várias tecnologias de forma dinâmica, assim necessita de um amplo conhecimento em tecnologia da informação, mas trabalha sobre de tecnologias que necessitam de conhecimentos específicos.
O cenário atual tem uma fase de mudança onde faltam profissionais capacitados de forma generalista para trabalhar  com “cloud computing” e com uma tendência de aumento e procura deste serviço, principalmente por novas empresas que não necessitam migrar suas plataformas, teremos um mercado amplo para os profissionais de tecnologia da informação que se adaptam às inovações.
 
Palavras-chave: Computação na nuvem (Cloud Computing), Tecnologia da Informação, carreira, cenário, tendências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário