sexta-feira, 27 de novembro de 2020

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 7 UNIP PIM 7 GTI

UNIP EaD Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
GOVERNANÇA DE TI NAS EMPRESAS PIM VII Polo: Hamamatsu Japão Ano: 2020UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia GOVERNANÇA DE TI NAS EMPRESAS PIM VII
Nome: Marcelo Felipe Tanii RA: 1925897 Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Semestre: 4°/ 2020 Orientador: Antônio Palmeira de Araújo Neto Polo: Hamamatsu Japão Ano: 2020

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................5
2 ANÁLISE E PLANEJAMENTO...................................................................6
2.1 AMBIENTE...................................................................................................6
2.2 REQUISITOS...............................................................................................7
3 GOVERNANÇA DE TECTONOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI)..............8
3.1 MOTIVAÇÃO PARA CRIAR E MANTER INDICADORES...........................8
3.2 INDICADORES DE GOVERNANÇA DE TI..................................................9
3.3 PAINEL DE INDICADORES DE GTI..........................................................10
4 GESTÃO DA QUALIDADE (GC)...............................................................13
4.1 INDICADORES PARA MONITORAMENTO DA QUALIDADE...................14
5 SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE (SPISL)................16
5.1 SOLUÇÕES DE INTERNET E CONECTIVIDADE....................................16
6 CONCLUSÃO............................................................................................19
REFERÊNCIAS..........................................................................................20

RESUMO
O conteúdo deste projeto integrado multidisciplinar 7 (sete) do quarto
semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade de
São Paulo (UNIP) tem como objetivo aplicar os conhecimentos das disciplinas de
Governança de Tecnologia da Informação (GTI), Gestão da Qualidade (GQ) e
Sistemas para Internet e Software Livre, implementando com estes conhecimentos
melhores praticas, indicadores e soluções para a perenidade da organização. Na
pesquisa bibliográfica serão analisadas as bases de conhecimento comprovadas até
os estudos contemporâneos para o contexto da atual realidade, sera realizada uma
pesquisa de campo em uma empresa com recursos de Tecnologia da Informação
(TI) para desenvolver a capacidade de identificar necessidades e propor soluções
com uso de tecnologia integrando todas as disciplinas em sinergia no mesmo
projeto. As questões de sustentabilidade nas atividades e departamentos serão
privilegiadas e como foco principal sera feita análise das informações necessárias
para o desenvolvimento de soluções e propostas de melhorias, dentro do prazo e
delimitando a abrangência desse estudo não cabe coletar os resultados obtidos
inclusive os de longo prazo, mas uma estimativa dos ricos e de ganhos, inclusive os
imediatos, de longo prazo e possíveis com as mudanças e implementações
propostas.
Palavras-chave: Governança. Informação. Internet. Qualidade. Tecnologia.

ABSTRACT
The content of this multidisciplinary integrated project 7 (seven) of the fourth
semester of the Information Technology Management course at the University of São
Paulo (UNIP) aims to apply the knowledge of the disciplines of Information
Technology Governance (GTI), Quality Management (GQ) and Systems for Internet
and Free Software, implementing with this knowledge best practices, indicators and
solutions for the organization's longevity. In the bibliographic research methodology,
the proven knowledge bases will be analyzed until contemporary studies for the
context of the current reality, a field research will be carried out in a company with
Information Technology (IT) resources to develop the ability to identify needs and
propose solutions using technology integrating all disciplines in synergy in the same
project. The sustainability issues in the activities and departments will be privileged
and the main focus will be the analysis of the information necessary for the
development of solutions and improvement proposals, within the deadline and
delimiting the scope of this study, it is not possible to collect the results obtained,
including the long-term ones. , but an estimate of the rich and gains, including
immediate, long-term and possible with the proposed changes and implementations.
Keywords: Governance. Information. Internet. Quality. Technology.5

1 INTRODUÇÃO
O objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no projeto integrado multidisciplinar
na organização será: o desenvolvimento estruturado de um painel de indicadores a
partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Governança de TI, definir
indicadores para o monitoramento da qualidade dos serviços entregues e baseados
nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Gestão da Qualidade, apresentar um
estudo do uso de internet e soluções de conectividade que auxiliem nas operações
da organização de modo geral a partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina
de Sistemas de Internet e Software Livre.
Este projeto e pesquisa esta sendo realizado no Japão, nesse contexto um
país realmente muito avançado em alta tecnologia e desenvolvimento humano, com
falta de mão de obra devido ao envelhecimento da população e baixa taxa de
natalidade, a pesquisa de campo será realizada baseada em entrevistas e
informações de um representante de uma empresa de Sourcing (terceirização),
essas empresas contratam pessoas qualificadas sendo tanto japoneses mas
principalmente pessoas de outros países e tem amplo mercado no arquipélago
devido a falta de mão de obra qualificada. Geralmente essas empresas atendem a
varias outras empresas em indústrias preenchendo as vagas adequadamente com
diversas outras nacionalidades e tendo que prover todas as traduções,
documentação e treinamento todos esses processos além da expertise para atender
a toda essas variáveis necessitam de sistemas de tecnologia da informação para
conseguir se organizar e atender as exigências dada a importância dessas
empresas e indústrias, algumas sendo multinacionais, nesses casos todas as
melhores práticas, regulamentos e diretrizes devem ser passados e compreendidos
pelos colaboradores.
A pesquisa bibliográfica irá analisar os guias de melhores práticas e
padronização do mercado, os conteúdos fornecidos nas disciplinas e biblioteca
online da universidade, a metodologia de pesquisa será realizada pela documentação indireta bibliográfica, documentação direta na pesquisa de campo e observação direta intensiva por entrevista. Após os levantamentos de todos os dados e informações da pesquisa será realizada a analise, planejamento e desenvolvimento do projeto de implementação e por fim a conclusão deste estudo.

2 ANÁLISE E PLANEJAMENTO
2.1 AMBIENTE
O ambiente da implementação sera o escritório principal da empresa,
considerando a área de atuação a empresa lida principalmente com recursos
humanos sendo esta de terceirização na contratação de funcionários para
preenchimento de vagas de trabalho, as questões principais observadas são: a
imagem que a empresa passa para os clientes e colaboradores, cumprimento dos
procolos de negociação e comunicação do local considerando a cultura do pais,
seleção e treinamento eficiente dos colaboradores, objetivo e dentro do prazo,
prevenção e tratamento de riscos e incidentes que podem atingir o funcionamento e
reputação da empresa, observando que a maioria dos colaboradores estará
contratado e representando a empresa de Sourcing quando atuando dentro de
outras empresas que contrataram o serviço.
 Missão: Através da prestação de serviços contribuir com toda sociedade.
 Visão: Se destacar nas parcerias de empresas no suporte das estratégias
empresariais.

Valores : Buscar a satisfação e eficiência no ambiente de trabalho e confiança
dos clientes.

Fatores chave de sucesso: relacionamento com os clientes, gestão
conhecimento, qualificação, reputação e solidez.
Governança de TI, a empresa de Sourcing presta serviços principalmente
para empresas de capital aberto e reflete bem o modelo de Governança japonês
com um observatório a presença de existência maciça dos bancos na administração
do capital, o uso do consenso na gestão entre as empresas com a aceitação dos
múltiplos interesses internos em função das solicitações externas. os processos
partem da existência de compromissos corporativos com muitas partes interessadas
no desenvolvimento empresarial e nos resultados obtidos por meio das relações
internas e externas de suas ações.
Observou-se que os conhecimentos em informática e aplicações de negócio7
dos encarregados não estão adequados, estes que são os responsáveis e primeiro
contato com os colaboradores, um ponto na TI a ser aprimorado através de
treinamentos e monitorado.
Atualmente a Maturidade em TI da organização está em nível 3 de
Maturidade, existe padronização dos processos, mas sem o acompanhamento,
assim os investimentos na área de T I acompanham as necessidades do negócio. A
TI da empresa busca padronização entre os processos, ser parceira da empresa
para alcançar os objetivos e monitorar a conformidade de processos com
ferramentas automatizadas, a área de TI tem abertura da empresa para propor
tecnologias que suportem na estratégia.

2.2 REQUISITOS
1- Fundamentação teórica, levantamento de dados e informações do
ambiente analisado.
2- Métodos e critérios para criar indicadores de governança de TI;
2.1- Oque deve ser medido? Analisar missão, estrategia e plano de longo
prazo da empresa.
2.2- Motivos para o uso de indicadores de TI?
2.3- Desenvolver indicadores de Governança de TI.
3- Indicadores que permitam monitorar a qualidade dos serviços;
3.1- Estabelecer critérios para os indicadores de qualidade.
3.2- Analisar e fazer o levantamento de expectativas e necessidades.
3.3- Criar indicadores com base nos resultados propiciados pelos Recursos
Humanos.
4- Uso de Internet e soluções de conectividade que pode auxiliar a Empresa a
melhorar as suas operações de modo geral.
4.1- Analisar o negocio e propor inovações tecnológicas.8
3 GOVERNANÇA DE TECTONOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI)
A percepção da tecnologia da informação como uma inteligencia
artificial criativa e autônoma e robôs autossuficientes pode ser notada na sociedade
que obtêm bens de consumo com alta tecnologia e sem compreender conceitos
básicos das inovações tecnológicas desenvolvidas por pessoas dedicadas a
pesquisa, desenvolvimento e produção desses produtos, https://www.ibgc.org.br/
“O conselho de administração precisa discutir dois aspectos da
inovação para que ela tenha impactos efetivos nos negócios. O colegiado
precisa ter membros que conheçam tecnologia e que estejam atentos às
inovações disruptivas que podem afetar os modelos de negócio. Porém, o
conselho também deve se preocupar como a cultura organizacional
consegue absorver e lidar com essas tecnologias. Esses dois aspectos
precisam ser desenvolvidos em conjunto para que a inovação se torne
realidade nas empresas. “Tecnologia não é nada sem pessoas”, afirmou o
diretor do IBM Research-ThinkLAB, Henrique von Atzingen, durante palestra
no 20o Congresso IBGC.” Instituto Brasileiro de Governança corporativa.
IBGC Instituto Brasileiro de Governança corporativa
Assim a governança de TI que tem como principal objetivo o
alinhamento e transparência para compreensão da estrategia e diretrizes do
negocio, deliberando para estimular comportamentos desejáveis e melhorar retorno
no uso dos recursos da TI.

3.1 MOTIVAÇÃO PARA CRIAR E MANTER INDICADORES
A precisão e confiabilidade dos indicadores permite ter uma visão geral das
condições da organização em todos os aspectos necessários para apoiar
importantes tomadas de decisões, assim ter um painel de indicadores estruturado e
organizado e a principal ferramenta para a administração.
O painel de indicadores ou painel de controle (Dashboard) permite monitorar
e analisar a performance em relação com as metas, isso torna mais rápida a9
percepção e solução de problemas e inconsistências.
Os indicadores são criados a partir do conhecimento da estratégia, do
contexto de funcionamento da organização e relacionamento entre estas funções e
seus indicadores, por isso os indicadores devem ser representados graficamente e
compreender esses relacionamentos para determinar a influência entre as
alterações, corrigir e controlar. Devemos utilizar cores para facilitar a visualização do
estado dos indicadores.
“O que medir no gerenciamento do desempenho de processos tem
sido um mistério para uns e um dilema para outros. A melhor maneira de
entender o que medir em um processo é compreender primeiro o resultado
desejado. A informação necessária para medir as dimensões de um
processo pode ser obtida tanto na entrada quanto na saída do subprocesso,
bem como no início e término do processo ponta a ponta para satisfação do
nível de serviço. Métricas como taxas de erro e defeitos são exemplos de
métricas baseadas na qualidade. A informação demandada para medir a
dimensão de custo é comumente baseada nos recursos necessários para
realizar o processo em si, embora o custo de oportunidade também possa
surgir a partir de uma informação de saída. A informação de capacidade
surge a partir das informações de saída do processo. A informação da
métrica relacionada à dimensão tempo é obtida a partir do processo como
um todo.” ABPMP BPM CBOK V 3 . 0, 1a EDIÇÃO, 2013, pag. 196

3.2 INDICADORES DE GOVERNANÇA DE TI
“A mensuração de efetividade da GTI ocorre pela utilização de
indicadores, capazes de apresentar a forma como e o grau com que seus
mecanismos atendem e respeitam os objetivos e princípios de GTI e a
relação entre estes três elementos de GTI através do acompanhamento de
critérios pré-definidos. Os critérios podem ser entendidos como as
dimensões utilizadas para entender um conceito complexo como, por
exemplo, a efetividade da GTI. Neste sentido, os sistemas de
monitoramento da efetividade buscam os critérios que melhor representam
as expectativas dos stakeholders e utilizam métricas e indicadores para dar
significado entre o estado atual da organização e o estado desejado pelos
stakeholders.” XVIII SEMEAD, 2015 pag.4
Foram selecionados 13 indicadores em ordem de importância e com
base na pesquisa apresentada no XVIII SEMEAD Seminários em Administração em
Indicadores para Mensurar a Efetividade da Governança de Tecnologia da
Informação: um Estudo Qualitativo Multimétodo de vários autores :10
1- Satisfação dos stakeholders e sponsors (%)
2- Conhecimento compartilhado entre negocio e TI (%)
3- Objetivos estratégicos do negocio atendidos pelos objetivos da TI
4- Equilíbrio entre demanda e capacidade (%)
5- Ações de TI que endereçam a governança corporativa (%)
6- Taxa média de retorno de investimento
7- Desempenho da equipe executiva e de gestão
8- Satisfação de usuários e clientes (%)
9- Rotatividade da equipe de TI (%)
10- Participação dos stakeholders nas decisões de TI (%)
11- Continuidade dos serviços de TI (%)
12- Controle de gastos com TI (%)
13- Ocorrência de riscos identificados (%)

3.3 PAINEL DE INDICADORES DE GTI
O painel pode apresentar resultados dentro de qualquer período, tanto de dias
e horas ou anos, apresentando graficamente o progresso das medições em relação
a base de calculo das metas a serem atingidas, assim podendo configurar as metas
e os próprios indicadores dinamicamente, com toda a integração da plataforma
através da internet com outras soluções e com vários tipos de dispositivos e outros
sistemas, ganhamos tempo ao conectar todos os stakeholders de forma segura
controlando e configurando níveis de acesso a edições e visualização.
Para o painel de indicadores a escolha do Google Sheets possibilita o
preenchimento e acompanhamento colaborativo através da internet, avisos para
revisar ou solicitação para o preenchimento por e-mail, fazer download em vários
formatos, e exportar a planilha para outras suítes de escritório.

 


Baseados nos fatores críticos de sucesso do negócio como o relacionamento
com os clientes, gestão do conhecimento, qualificação, reputação e solidez da
organização nos seus objetivos e na perspectiva do negócio para escolha dos
indicadores foram definidos como critérios: a qualidade dos serviços de TI, o custo
econômico e financeiro, a infraestrutura tanto física como lógica, a segurança da
informação, o alinhamento estratégico, a satisfação dos stakeholders, o aprendizado
e conhecimento, a Gestão de riscos e a conformidade interna e externa da TI.
Os gráficos dos indicadores devem estar equilibrados entre as cores verde e
vermelho, o uso do mesmo tipo de gráfico facilita e simplifica a visão holística todo e
aumenta a percepção das influencias em alterações dos indicadores entre si.
“A governança de de Ti, por sua vez, preocupa-se com temas como índices
de satisfação dos clientes e usuários, acordos de níveis de serviços,
gerenciamento da estr, monitoramento de projetos estratégicos, alinhamento
estratégico, níveis de maturidade dos processos de TI, riscos e compliance,
indicadores de incidentes, continuidade da TI, formação de recursos,
qualidade dos fornecedores, indicadores do portfólio de TI, valor da TI para
o negócio, etc. As informações tratadas pela governança de TI estão
relacionadas a sua função, que é promover o alinhamento da TI ao negócio,
a compliance, o gerenciamento de riscos, o monitoramento da entrega de
valor, o desempenho e comunicação.” Moraes, Izabelly Soares de, 2018,
pag. 80.


Nas perspectivas do BSC a contribuição está principalmente nos indicadores
de satisfação dos stakeholders e sponsors, taxa media de retorno de investimento e
controle de gastos con TI, quanto a orientação ao usuário os principais indicadores
são as ações de TI que endereçam a governança corporativa, a satisfação de
usuários e clientes e a Participação dos stakeholders nas decisões de TI, quanto a
excelência operacional os principais indicadores são a rotatividade da equipe de TI,
a continuidade dos serviços de TI e a ocorrência de riscos indentificados, a
orientação para o futuro perspectiva muito importante nas decisões de longo prazo
tem como seus principais indicadores o conhecimento compartilhado entre negócio e
TI, os objetivos estratégicos do negócio atendidos pelos objetivos da TI, o equilíbrio
entre demanda e capacidade e ocorrência de riscos identificados.
A base de dados (DB) foi colocada na pagina seguinte da planilha onde os
dados são inseridos e conferidos, para que a primeira pagina o dashboard tenha
uma visualização mais clara simples e objetiva.


4 GESTÃO DA QUALIDADE (GC)
Segundo Hassan et al. (2000 apud Cristovão, Andréa Martins, 2013, pag. 14)
a Gestão da Qualidade Total envolve os seguintes passos:
1) Identificar o que os clientes necessitam.
2) Projetar um produto que atenderá ao que o cliente necessita e quer.
3) Desenvolver um processo de produção que ajude os colaboradores a
fazerem certo desde a primeira vez em que esse processo foi executado.
4) Melhoria dos processos.
5) “Empoderamento” do funcionário, criando uma notável motivação [...].
6) Espírito de equipe, criando um envolvimento das pessoas e promovendo
a atitude de cooperação [...].
7) Decisões baseadas em fatos verificáveis.
8) Conhecimento de várias ferramentas da gestão da qualidade.
9) Qualidade do fornecedor (HASSAN et al., 2000, p. 243-257).
Seguindo os padrões de melhores praticas de gestão da qualidade com base
na bibliografia abordada na disciplina o estudo começa identificando as
necessidades gerenciais e estratégicas da empresa para atender os clientes que
solicitam pedidos de novas colocações para as vagas de trabalho, para desenvolver
o serviço adequado com as especificações do cliente deve se criar indicadores para
o recrutamento e seleção dos colaboradores que irão atuar na empresa contratante,
e que possibilite monitorar erros como fatores que ocasionam colaboradores que
não se adequaram as colocações, possibilitando melhoria nos processos de
contratação.
O treinamento para que se desenvolvam habilidades dos encarregados e
qualificação dos funcionários traz motivação e empoderamento de todos e deve ser
monitorada assim como o retorno financeiro.
A assessoria que a empresa presta a seus colaboradores tanto para
traduções e documentos como para qualificações para um plano de carreira e
soluções de problemas como choque cultural e a base do envolvimento e
cooperação entre as pessoas, por isso deve ser monitorada para que se tomem14
decisões baseadas em fatos verificáveis através das ferramentas de gestão da
qualidade.
4.1 INDICADORES PARA MONITORAMENTO DA QUALIDADE
“Esses são os indicadores mais abrangentes, até porque incluem os
demais. Referem-se à forma como a organização reage às mudanças do
mercado, e ao modo como a empresa pretende influenciar ou , até mesmo,
criar tais mudanças. São os indicadores da qualidade propriamente ditos, já
que os demais indicadores estão também voltados para a qualidade,
embora atuem em ambientes específicos: no primeiro caso, no processo
produtivo; e no segundo, nas ações gerais de suporte. Os indicadores de
qualidade (propriamente ditos) atuam no ambiente on-line. São indicadores
essencialmente estratégicos. Por isso, são considerados como indicadores
de sobrevivência da empresa.” Paladini, Edison Pacheco, 2019, pag. 150.
Com a analise do levantamento das informações da empresa, as fontes
bibliografias e brainstorming não-estruturado (reunião não-estruturada)
com o
representante foram selecionados cinco indicadores que monitoram a qualidade da
empresa e seus serviços de fácil compreensão e gerenciamento. Primeiramente
foram definidos os critérios para seleção dos indicadores sendo eles a eficacia, a
capacidade, a eficiência, a produtividade e o atendimento, para a eficacia foi definido
o indicador de seleção etapa dos Recursos Humanos que pode definir a eficacia do
serviço prestado, para a capacidade foi definido o indicador de busca e pedidos de
colocações que ira apresentar se a capacidade pode atender a demanda, para a
eficiência foi definido o indicador de treinamentos que apresenta a relação entre os
recursos e resultados, para a produtividade foi definido o indicador de recrutamento
que demonstra o quanto se produz durante a solicitação, por fim para o atendimento
foi definido o indicador de assessoria que demonstra a qualidade dos atendimentos.
1- Busca e pedidos de colocações: o Indicador apresenta a taxa de perda de vagas
que não foram preenchidas pelo total de contratações.
2- Recrutamento: o Indicador apresenta a taxa de contratações de solicitantes de
anúncios de emprego pela busca no cadastro e indicações.
3- Seleção: o Indicador apresenta a taxa de funcionários efetivados pela não
contratação após o período de experiencia e satisfação do cliente.15
4- Assessoria: o Indicador apresenta a taxa de rotatividade de funcionários e
encarregados e satisfação dos colaboradores e clientes.
5- Treinamentos: o Indicador apresenta a taxa de investimento pelas qualificações
e aumento de salarial dos funcionários.
A Gestão da qualidade total (TQM) e suas metodologias são muito
bem aplicadas na empresa que da suporte nas parcerias junto a industria japonesa e
ajuda no treinamento dos funcionários para estarem qualificados para atuar no
ambiente de trabalho. A metologia dos 5S é muito bem organizada na empresa,
aplicada periodicamente e tem ciclos de renovação, são abordadas todas as cinco
técnicas ou sensos: Utilização,
Ordenação, Limpeza, Asseio e Autodisciplina
sempre visíveis nos murais e quadros de informações da empresa com seus
respectivos ideogramas e significados detalhados são um modelo eficaz de pratica
da metodologia.


5 SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE (SPISL)
“Pensar diferentemente sobre o papel da Estratégia Empresarial. Este caso
nos convida a pensar sobre a questão dos processos de decisão
estratégica, sobre a noção do que é estratégia em suas dimensões
racionais, emergentes e políticas. Ainda que uma análise socioeconômica
mais cuidadosa possa mostrar que a Internet não representa um modelo
mágico de reconstrução da sociedade, não se pode negar os efeitos que a
bolha da Internet teve sobre os negócios, desde o seu surgimento até o seu
colapso. Neste sentido as ilusões são também parte da realidade. Negar o
caráter revolucionário da Internet não equivale a explicar o fenômeno e dele
tirar as consequências para a prática da estratégia empresarial. Para se
compreender este fenômeno é preciso integrar as várias dimensões da
estratégia empresarial, do racional ao emergente e do técnico ao cultural.“
Vasconcelos, Flávio Carvalho de, 2004
A internet possibilita a conexão e comunicação de pessoas, organizações ,
computadores e dispositivos em todo mundo, as tecnologias e padrões
desenvolvidos e divulgados para inovação dessa rede impactam toda a sociedade,
os sistemas criados para se comunicar através da internet acessam essa ubiquidade
, o poder de se comunicar em todos os lugares onde se puder conectar a internet.
Na atualidade estamos implementando o novo protocolo IPV6 para poder
endereçar todos os novos dispositivos , as empresas de comunicação estão
atualizando a conexão 5G da internet aumentando a quantidade de frequências de
transmissão de sinal e estão sendo criados os dispositivos
e sistemas IoT ou
internet das coisas para conectar e controlar os objetos e maquinas de forma
inteligente,
toda essa possibilidade de conexões criam um universo de
possibilidades e soluções, e as pessoas e empresas podem se beneficiar
encontrando maneiras de melhorar seus processos e rotinas com o auxilio dessas
tecnologias, analisando, planejando a implementação das tecnologias no cotidiano e
observando os resultados dessas mudanças.
5.1 SOLUÇÕES DE INTERNET E CONECTIVIDADE
A empresa procura acompanhar as
inovações de maneira segura,17
implementando apenas oque pode representar retorno de benefícios e resultados e
se adequando as regulamentações externas, nesse sentido foi apresentada a
solução de holerite digital que substitui as folhas de papel e auxilia na diminuição de
emissão de dióxido de carbono provenientes dos processos industriais e
desmatamentos para obtenção de uso de matéria prima que podem ser
consequências da produção de papel, uma empresa terceirizada que presta esse
tipo de serviço foi sugerida e sera analisa a implementação e a parceria.


Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável a 14.a
reunião de cúpula do G20 de 2019 na cidade de Osaka foram assinados os
compromissos de desenvolvimento sustentável pelo lideres dos países dentre eles o Brasil e o Japão, dentre estes promover a segurança na economia digital e de
abordar falhas e vulnerabilidades de segurança, a rápida expansão das tecnologias
emergentes, incluindo a Internet das Coisas (IoT), e fomentar a adoção da
digitalização entre micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e todos os
indivíduos, particularmente grupos vulneráveis e também incentivar o trabalho em
rede e compartilhamento de experiências entre cidades para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Estes compromissos são abordados nas organizações desde o governo e empresas e desdobrado ate as reuniões nos ambientes táticos e operacionais, observa-se a atuação para cumprir estes compromissos, como
podemos verificar na pagina de tecnologia do governo japonês https://www.japan.go.jp/technology/ o apoio e financiamento para inovações tecnológicas e visão de uma sociedade 5.0 para superar a atual crise de pandemia
mundial e auxiliar as empresas para manter a estabilidade econômica.


Nesse contexto abordamos o uso de tecnologias para garantir o
distanciamento social e proteger os funcionários, o uso e cadastramento do e-mail
pessoal dos funcionários usado por algumas empresas onde os funcionários
prestam serviços para a comunicação e prevenção de desastres naturais, todas os
dados e informações em conformidade com a lei de proteção de dados do país, foi
proposto o uso do e-mail, o Mensageiro multiplataforma Line que e muito popular no
país e o Whatsapp para os brasileiros, como exemplo de utilização as instruções e
informativos ainda são impressos e entregues a mão, a solução apesar de parecer
simples e lógica deve ser implementada e usada com instrução em compliance, para
adequar o uso dentro das diretrizes de proteção de dados e o monitoramento do
comportamento para que não se torne informal a atuação da empresa pelos seus
representantes devido ao costume de usar essas soluções de maneira pessoal,
serão elaboradas regras para comportamentos desejados e responsabilidades.19
 

6 CONCLUSÃO
O estudo realizado nesse trabalho pesquisou e analisou a bibliografia e toda a
parte teórica das disciplinas de governança de TI, Gestão da Qualidade e Sistemas
para Internet e Software Livre, foram levantados os dados e informações do
ambiente onde ocorrem os fenômenos estudos no caso a empresa de terceirização
de serviços, onde tivemos que superar as dificuldades de idioma e culturais para
possibilitar o acesso e a compreensão do negócio.
Ao analisar as soluções dos objetivos propostos no projeto integrado
multidisciplinar podemos observar como as soluções irão se relacionar não apenas
no mesmo projeto mas no caso também no mesmo ambiente.
O painel de indicadores de Governança de TI consegue representar a visão
geral de governança na empresa ganhando tempo e maior assertividade nas
decisões.
Os indicadores de qualidade possibilitam monitorar a qualidade do negócio
como um todo indicando as áreas que devem ter maior atenção, o grau do
desempenho em relação as metas e objetivos.
As soluções de conectividade propostas para empresa foram muito bem
recebidas e trazer maior efetividade no trabalho e comunicação dos colaboradores.
A possibilidade de trazer o conhecimento acadêmico e pesquisas para
implementação de soluções nas empresas contribui para sua perenidade
atualizando as atividades para o ambiente em que está inserida e também para toda
a sociedade tanto para economia com a geração de empregos como para o
conhecimento tecnológico.
O estudo conclui seus objetivos analisando e propondo soluções no ambiente
real e integrando as disciplinas do projeto no contexto do mercado de trabalho
japonês e terceirização de serviços, atualizado e consciente dos problemas e das
atuais inovações tecnológicas.20
 

REFERÊNCIAS
Association of Business Process Management Professionals Brasil, ABPMP BPM
CBOK 3 . 0, 1a EDIÇÃO. Brasil. ABPMP[recurso eletrônico], 2013
Costa, Ivanir
Governança de TI / Ivanir Costa. - São Paulo, 2013.
UNIP, Série Didática, ano XVII, n. 2-054/13, ISSN 1517-9230.
Cristovão, Andréa Martins.
Gestão da qualidade. / Andréa Martins Cristovão. – São Paulo:
Editora Sol, 2013.
UNIP, Série Didática, ano XVII, n. 2-052/13, ISSN 1517-9230.
IBGC Instituto Brasileiro de Governança corporativa
Disponível em: https://www.ibgc.org.br/blog/tecnologia-nao-e-nada-sem-pessoas.
Acessado: 02/10/2020
Matos, Emanuel.
Sistemas para internet e software livre / Emanuel Matos. - São
Paulo, 2013.
UNIP, Série Didática, ano XVII, n. 2-085/13, ISSN 1517-9230.
Moraes, Izabelly Soares de.
Governança de tecnologia da Informação [recurso eletrônico]/ Izabelly Soares De
Moraes, Galuber Rogerio Barbieri Goncalves; - Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Paladini, Edison Pacheco
Gestão e avaliação da qualidade: uma abordagem estratégica / Edson Pacheco
Paladini.- São Paulo: Atlas, 2019.
Vasconcelos, Flávio Carvalho de
A institucionalização das estratégias de negócios: o caso das start-ups na internet
brasileira em uma perspectiva construtivista/ Flávio Carvalho de Vasconcelos
Revista de Administração Contemporânea vol.8 no.2 : Curitiba, 2004.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-
65552004000200009&script=sci_arttext&tlng=pt
Acessado: 02/10/2020
XVIII SEMEAD Seminários em Administração novembro de 2015 ISSN 2177-3866,
Indicadores para Mensurar a Efetividade da Governança de Tecnologia da
Informação: um Estudo Qualitativo Multimétodo de vários autores.
Disponivel em:
http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/10037/2/Indicadores_para_Mensu
rar_a_Efetividade_da_Governanca_de_Tecnologia_da_Informacao_um_Estudo_Qu
alitativo_Multimetodo.pdf
Acessado: 02/10/2020

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