quinta-feira, 26 de novembro de 2020

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 2 UNIP PIM 2 GTI

UNIVERSIDADE PAULISTA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
TOTEM PARA CENTROS DE CIDADANIA DA MULHER projeto de totem de atendimentos para Centros de Cidadania da Mulher
Polo Hamamatsu Japão Ano: 2019
UNIP EaDProjeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
TOTEM PARA CENTROS DE CIDADANIA DA MULHER projeto de totem de atendimentos para Centros de Cidadania da Mulher
Nome: Marcelo Felipe Tanii RA: 1925897
Nome: Bruna Santiago Alves RA: 1907687
Nome: Thaysa Rie Katsuragawa Martins RA: 1926091
Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Semestre: 1°/ 2019 Orientador: Antônio Palmeira de Araújo Neto
Polo Hamamatsu Japão Ano: 2019

RESUMO
A pesquisa do desenvolvimento do totem de atendimento para Centros de
Cidadania da Mulher com base nos conhecimentos adquiridos no curso de Gestão
da Tecnologia da Informação da UNIP (Universidade Paulista), tem a aplicação das
disciplinas de Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação
e Comunicação Aplicada. Desta forma o Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM)
promove soluções para problemas reais através do conhecimento adquirido.
O combate a formas de preconceito e discriminação através de informações e
conscientização das pessoas, a política para mulheres a fim de promover igualdade
e o acesso a essas informações em um formato que seja compreensivo, de fácil
leitura, levando em consideração os fatores psicológicos e também o nível de
instrução das pessoas que necessitam dessas informações, são os principais
objetivos da Comunicação Aplicada neste projeto.
A comunicação de forma estratégica e integrada tem atenção a complexidade
dos detalhes específicos existentes nos Centros de Cidadania da Mulher, como nos
espaços de formação e a qualificação em cidadania, com o intuito de possibilitar a
defesa dos direitos das mulheres.
O atendimento será realizado através de um dispositivo, com tecnologia atual
e eficiente, selecionado com o conhecimento da Organização de Computadores, que pesquisa a melhor opção para o sistema atualmente, diante dos avanços
computacionais e tecnológicos.
Os Princípios de Sistemas de Informação posiciona o projeto estrategicamente dentro da estrutura institucional com uma aplicação que aproxima as pessoas do trabalho da organização e ao mesmo tempo, que possa ser acessada de forma fácil e intuitiva a partir dessas aplicações.
A estratégia de comunicação organiza o acesso e a interação com as ferramentas de apoio e conscientização, desenvolvidas com base nas atividades e objetivos dos Centros de Cidadania da Mulher, apresentados no totem de
atendimento.
Palavras-Chave: totem, cidadania, mulher, tecnologia, informação.

 

ABSTRACT
The research on the development of the totem of attendance for Women Citizenship
Centers based on the knowledge acquired in the Information Technology
Management course at UNIP (Paulista University), has the application of the
disciplines of Computer Organization, Principles of Information Systems and Applied Communication. In this way the Integrated Multidisciplinary Project (PIM) promotes solutions to real problems through the acquired knowledge.
Combating forms of prejudice and discrimination through information and awareness of people, policy for women to promote equality and access to information in a format that is comprehensive, easy to read, taking into account psychological factors and the level of education of the people who need this information, are the main objectives of the Communication Applied in this project.
Communication in a strategic and integrated way takes into account the complexity of the specific details that exist in the Centers for Women's Citizenship, as well as in the training spaces and qualification in citizenship, in order to make possible the defense of women's rights.
The attendance will be accomplished through a device, with current and efficient
technology, selected with the knowledge of Computer Organization, which
researches the best option for the system currently, in front of the computational and technological advances. The Principles of Information Systems position the project strategically within the institutional framework with an application that brings people together from the work of the organization and at the same time that can be accessed easily and intuitively from these applications. The communication strategy organizes the access and interaction with the tools of
support and awareness, developed based on the activities and objectives of the
Centers of Citizenship of Women, presented in the totem of attendance.
Keywords: totem, citizenship, woman, technology, information.

SUMÁRIO

1. Introdução 5
2. Direitos das mulheres 6
3. Centro de Cidadania da mulher (CCM) 6
4. Recursos computacionais 7
4.1. Aplicação 8
4.2. Custos e Prazos 9
5.Estratégia de comunicação 10
5.1. Objetivos 10
5.2. Definição 10
5.3. Público Alvo 12
5.4. Canal de comunicação
5.5. Estrutura da mensagem
5.6. Ferramenta de comunicação 14
5.7. Press-Release 15
6. Conclusão 17
7. Referências 185


1. INTRODUÇÃO
Na sociedade atual, questões políticas, econômicas e sociais estão sempre
em debate. O preconceito e a discriminação são vistos como pontos importantes a
serem solucionados. Medidas e projetos são criados objetivando a igualdade e a
inclusão de vários grupos sociais no dia-a-dia.
A violência contra a mulher é um dos maiores debates não somente do Brasil,
mas ao redor do mundo. Agressões, assédios, violência, discriminação, fazem parte
da rotina de muitas mulheres.
Pensando na proteção e no auxílio a vítimas, centrais de atendimento contra
violência da mulher trabalham a todo vapor objetivando uma melhor qualidade de
vida a todas aquelas que procuram ajuda.
O Centro de Cidadania da Mulher (CCM) são locais qualificados para o
atendimento de mulheres que buscam lutar por seus direitos e espaço na sociedade
brasileira.
O atendimento nos Centros de Cidadania da Mulher através de sistemas
digitais proporciona uma padronização na qualidade deste atendimento. Os totens
de atendimento serão utilizados como primeiro contato das pessoas que buscam
informações no local favorecendo o esclarecimento das principais dúvidas e
conscientização do trabalho realizado na instituição, auxiliando o trabalho dos
funcionários.6


2. DIREITOS DAS MULHERES
O termo Direito da Mulher refere-se aos direitos objetivos e subjetivos
reivindicados para mulheres em diversos países.
Diferente dos homens, as mulheres só passaram a dispor de direitos políticos
no Brasil a partir de 1932, quando conquistaram o direito de votar e de serem
eleitas.
A luta diária pela igualdade no âmbito social, econômico e político tem
crescido com o passar dos anos. O surgimento de movimentos, como o Feminismo,
a criação de projetos para o suporte de vítimas de violência doméstica, aprovação
de novas políticas públicas, entre outras medidas, melhoram a vida da mulher na
sociedade brasileira e mundial.
Sem dúvidas, a Lei Maria da Penha (11.340/06) é a principal legislação do
Brasil de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
Ela determina a prisão do suspeito de agressão, trata a violência em casa
como agravante para aumento de penas, ordena o afastamento do agressor da
vítima e de sua família e garante assistência econômica em caso de dependência
econômica da mulher.


3. CENTROS DE CIDADANIA DA MULHER (CCM)
Os Centros de Cidadania da Mulher (CCM) são espaços de qualificação e
formação em cidadania, a cidadania e a prática dos direitos e deveres de uma
pessoa em um país, onde o direito de uma pessoa implica no dever de outra.
O conjunto de meios, práticas, recursos e direitos que possibilitam o acesso
ativo da mulher na vida e governo
do país.
Os Centros de Cidadania da Mulher auxiliam na organização de projetos e
ações que as mulheres podem propor e participar.
Todas as mulheres, independente da idade, raça ou crença podem se
organizar e defender seus direitos sociais, culturais e econômicos.
As atividades dos Centros de Cidadania da Mulher implementam políticas de
igualdade e empoderamento para que os serviços públicos atendam às suas
necessidades e da comunidade.7
As mulheres que procuram o atendimento dos Centros de Cidadania da
Mulher espontaneamente, e as que são encaminhadas por algum serviço (saúde,
escola, organizações sociais), passam pelo acolhimento psicossocial. Após a
avaliação é determinado os riscos e as intervenções necessárias são realizadas
objetivando um melhor atendimento à mulher.
Imagem 1- Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera

Fonte: Google Imagens
Além dos cinco Centros de Cidadania da Mulher localizadas no estado de São Paulo, integram a rede de atendimento quatro Centros de Referência a Mulheres em Situação de Violência (CRMs), oferecendo atendimento psicológico, social e jurídico, uma casa de passagem, uma casa abrigo e a unidade móvel de atendimento (Ônibus Lilás).

4. RECURSOS COMPUTACIONAIS
A evolução dos recursos computacionais trouxe o acesso à informação para a maior parte da população, após a era industrial, a era da informação traz esses avanços para a sociedade e organizações, essa transição depende da inovação
tecnologia e do trabalho do conhecimento.8
Todos os componentes físicos de um sistema computacional, a sua organização e o funcionamento de seus componentes, devem estar adequados à função que lhe foi previamente determinada.
Para o atendimento em uma estrutura de totem o Tablet, um dispositivo em formato de prancheta e com écran táctil (touchscreen), acesso a rede, navegador web, player multimídia, facilmente configurável e com interface de usuário intuitiva e
agradável, instalado dentro desta estrutura, e devidamente configurado para uso do público, corresponde às necessidades do projeto.
O modelo do Tablet o “Samsung Galaxy Tab E” com as dimensões 241,9 x 149,5 x 8,5 milímetros, écran TFT de 9,6 polegadas e 1280 x 800 pixels de resolução, processador quad-core 1.3GHz, 1,5 de RAM, 8GB de armazenamento interno, Multitouch Suporte, Slot para cartão de memória microSD de até 128GB e sistema operacional Android.
O processador Qualcomm Snapdragon 410 (APQ 8016) e um SoC mid-range (médio alcance) baseado em arquitetura ARM, uma família de arquiteturas RISC desenvolvida pela empresa britânica ARM Holdings, a arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer), ou Computador com um conjunto reduzido de instruções, foi o primeiro SoC de 64 bits da Qualcomm e integra quatro núcleos de
processadores ARM Cortex-A53, uma placa gráfica Adreno 306, um controlador de memória LPDDR2/3 de 64 bits e WLAN, Bluetooth e rádio UMTS/LTE.

4.1. APLICAÇÃO
A aplicação é o programa de computador que tem por objetivo auxiliar e desempenhar uma tarefa específica, o Navegador Web (Web Browser) com acesso à internet possibilita o acesso aos menus, páginas e conteúdos multimídia, dispostos por categoria e assunto de acordo com o tema abordado.
As páginas do site ficam hospedadas no servidor e podem ser atualizadas e editadas remotamente, assim como podem ser acessadas off-line e atualizadas quando houver conexão com a internet.
A página principal terá um menu com links para os temas principais, as páginas seguintes terão no conteúdo elementos multimídia como vídeos de campanhas e links adicionais para os assuntos específicos, com o trabalho de todos
os centros e instituições relacionadas .
O site pode ser desenvolvido em HTML5, CSS e Java Script e hospedado em um servidor, assim como podemos usar plataformas de serviço na nuvem com modelos predefinidos de fácil e rápida edição, desenvolvimento e atualizações, onde não são necessários maiores conhecimentos de programação e hospedagem.
O site terá conexão através de links direcionados às redes sociais, e através dessas plataformas, pessoas e organizações podem se conectar por vários tipos de relações e compartilham valores e objetivos. O público comum está mais familiarizado com as redes sociais para acessar informações.
No Totem de Atendimento dos Centros de Cidadania da Mulher, que tem um Tablet Samsung como dispositivo tem o sistema operacional Android como padrão, este sistema operacional além do navegador web como principal aplicação para acessar as páginas, possui também a loja de aplicativos a Google Play Store onde podem ser baixadas diversas soluções que se auxiliem nos objetivos, assim como com maior investimento, podem ser desenvolvidas aplicações específicas para o projeto.

4.2 CUSTOS E PRAZOS
Valores para cada unidade de Totem de Atendimento para Centros de Cidadania da Mulher, em média, pesquisados e obtidos comparando preços durante o mês de Maio de 2019.
Tablet Samsung Galaxy Tab E: R$ 900, 00
Totem: R$ 450,00
Instalação e configuração: R$ 500,00
Película protetora: R$ 30,00
Total: R$ 1.880,00
O prazo estimado para encomenda dos componentes é de uma a duas semanas, e também a instalação, configuração e implantação do sistema tem o prazo estimado de uma a duas semanas, sendo assim, o prazo estimado da10 deliberação até a conclusão da implantação do projeto e de duas semanas a um mês.

5. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
5.1 Objetivos
O combate a formas de preconceito e discriminação através de informações e conscientização das mulheres de seus direitos e sua realidade, a política para mulheres a fim de promover igualdade assim assegurando oportunidades iguais e o acesso a essas informações em um formato que seja acessível e possa ser compreendido, de fácil leitura, levando em consideração os fatores psicológicos assim como o nível de instrução das pessoas que necessitam dessas informações.
A geração de renda para a autonomia econômica da mulher, prevenção da violência, trabalhar a autoestima e união em trabalhos colaborativos como empreendimentos de economia solidária, serão melhorados com o acesso à informação.
A estratégia de comunicação aplicada no sistema de atendimento ajuda as pessoas na compreensão dos objetivos e permite acesso direto das mulheres as informações necessárias, facilita a apresentação dos materiais produzidos em campanhas relacionadas com os objetivos da instituição.

5.2 Definição
O Centro de Cidadania da Mulher (CCM) foi criado para que mulheres possam lutar por seus direitos sociais, econômicos e culturais. Também realizam e participam de ações e projetos que incentivam e fortalecem a igualdade por meio social, para que os órgãos públicos acatem suas necessidades e as necessidades de suas comunidades.
A definição da estratégia de comunicação em relação a estrutura da mensagem com base nos resultados, desenvolve um padrão nos casos onde se pode considerar que, foram alcançados os objetivos na defesa dos direitos das11 mulheres, e oferece uma excelente ferramenta para correção de problemas no sistema como um todo, e nos processos a partir do planejamento.
A implantação dos totens de Atendimento dos Centros de Cidadania da Mulher com o conjunto de todas as tecnologias implementadas no sistema, provendo as atividades e soluções alcançadas por recursos de computação, de forma organizada e objetiva, poderá ser deliberada para disponibilizar as tecnologias que instruirão as mulheres que necessitam de auxílio através dessas soluções, a
implantação assim como todas as etapas, deve ser toda documentada, para que se possa avaliar e otimizar também a implantação do projeto.
Algumas soluções em aplicações já desenvolvidas podem ser instaladas e usadas pelas mulheres na instituição, irão não apenas auxiliar, mas transformar totalmente a maneira como o Centro de Cidadania da Mulher interage com os então usuários do sistema, e de forma estratégica e integrada determinar o sucesso da organização.
A retroalimentação que é o retorno da informação ou processo, onde o emissor recebe a informação do efeito da mensagem no receptor, avalia os dados resultantes da transmissão, a criação deste mecanismo para obter o feedback e análise dos dados obtidos, o processamento destas informações e planejamento baseado na informação dos resultados para otimização de todo o sistema, define o processo da estratégia de comunicação.
A interface do sistema deve oferecer a usuária, vídeos explicativos para compreensão das atitudes que podem vir a serem tomadas, e quais meios virão a auxiliar nos procedimentos cabíveis para o caso.
A forma escrita ou mesmo a falada na forma culta pode dificultar a compreensão das pessoas que não estão acostumadas a leitura e termos mais formais.
Existe a necessidade de criação de canais de acesso e mídia dirigida para estas pessoas que não conseguem por si mesmas a informação para acessar os meios para a defesa de seus direitos.
O desenvolvimento deste tipo de mídia deve analisar e produzir uma linguagem de fácil compreensão conectando as situações que geram a procura por ajuda aos procedimentos, por exemplo uma vítima entender como localizar a
Delegacia de Defesa da Mulher mais próxima, como comunicar o que está12 ocorrendo ou ocorreu e compreender basicamente quais leis irão resguardar seu direito.
Existe também o desconhecimento de direitos, como por exemplo a Violência Obstétrica, mulheres que foram vítimas desconhecem meios para se defender e combater este crime que ocorre quando a mulher está muito vulnerável, física e psicologicamente, neste caso os profissionais que deveriam auxiliar e instruir são seus agressores.
O baixo nível de instrução e dificuldade de acesso a informação contribuem para a segregação social e dissociação do direito.
“Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e
aguarde um novo amanhecer.” Margaret Thatcher
A “Dama de Ferro” ficou conhecida por ser a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido. Vítima de uma
tentativa de assassinato, a coragem e liderança da Baronesa Thatcher é um exemplo para conseguirmos enfrentar as
batalhas cotidianas! Thatcher nos ensina que, mesmo que você não note, também tem essa força dentro de você!
Fonte: https://www.pensador.com/frases_de_mulheres_importantes_da_historia/

5.3 Público Alvo
Mulheres independente da idade, etnia, cultura, educação, emprego, estado civil ou religião. Apenas que tenham desejo de lutar e defender seus direitos culturais, sociais e econômicos. Toda população feminina que necessita de informações sobre as etapas dos processos nos atendimentos do Centros de Cidadania da Mulher, principalmente as mulheres em situação de violência, ou
prevenção da violência através da formação em gênero, violência doméstica, cidadania e políticas públicas.13

5.4 Canal de Comunicação
Os canais de comunicação são realizados por telefones, jornal, redes sociais
e através de sites, um deles da Prefeitura de São Paulo. Também em canais de TV
para divulgação de grandes campanhas como Outubro Rosa e Dia Nacional de Luta
Contra a Violência a Mulher.
O Totem de Atendimento dos Centros de Cidadania da Mulher tem na sua
página principal com acesso a internet seu principal canal de comunicação, e
através de links o direcionamento para outras opções como: redes sociais, números
de telefone, e-mail, sites externos, vídeos, etc. Os elementos multimídia são uma
combinação controlada pelo dispositivo, com diferentes linguagens integradas para
que a recuperação ou apresentação da informação seja feita de maneira
multissensorial.
5.5 Estrutura da Mensagem
O Centro de Cidadania emite seus projetos e assistência, para o público alvo,
que recebe pelo meios e canal de comunicação os dados e informações dos
resultados de volta para a organização do próprio Centro de Cidadania da Mulher.
A estrutura com feedback ou retroalimentação ajuda a promover uma gestão
de alta performance, demonstrando através das informações levantadas dos dados
coletados dos resultados obtidos dos processos anteriores.
A estruturação da mensagem da estratégia de comunicação se baseia em 4
fatores principais: Emissor, Mensagem, Receptor e Canal de Comunicação. O
Emissor que engloba toda organização envolvida na comunicação e desenvolvimento da mensagem, a Mensagem que corresponde a informação na sua forma de apresentação, O Receptor a quem se dirige a mensagem, recebe a informação e a compreende, o canal de comunicação como meio usado para transportar a mensagem.
Abaixo segue a estrutura:14
Imagem 2 - Estrutura da Mensagem


5.6 Ferramenta de comunicação
O Press-Release como material de divulgação produzido pela assessoria de
comunicação social, também focado nas mídias digitais, sugere o assunto e estimula
a investigação.
As redes sociais conectam tanto as pessoas entre si, como também as
organizações, atualmente esta ferramenta está mais acessível aos usuários comuns
através dos dispositivos móveis.
Website como página principal do Navegador Web do Totem de Atendimento
dos Centros de Cidadania da Mulher, este como principal ferramenta de
comunicação do projeto, oferece todos os principais recursos e direcionamento
específico através de links.
Desenvolvimento de conteúdos para mídia impressa, rádio (anúncio Spot), TV, outdoor, etc.15

5.7 Press-Release
RECURSO SOCIAL PARA
MULHERES NA PONTA DO DEDO
Nesta sexta (7), nos Centros de Cidadania das Mulheres, de toda
grande São Paulo, serão instalados, totens de atendimento, para
acesso a informações que o centro oferece em prol dos direitos,
projetos e atividades culturais, voltados para as mulheres.

O Centro de Cidadania das Mulheres (CCM) tem como objetivo, acolher e
atender vítimas de violência doméstica. Após uma avaliação de risco e
acompanhamento psicossocial, às vítimas são orientadas a seguirem um programa
social, que ajudam a fazer valer seus direitos e dá a oportunidade de programas
culturais que o próprio centro fornece ou encaminha para tratamentos necessários.
O CCM disponibiliza diversos tipos de atividades para geração de renda.
Também oferece aula de coral, dança terapia comunitária, palestras e projetos
voltados para as vítimas. Todas essas atividades podem ser agendadas e
consultadas pelos totens instalados nos Centros. Fácil, rápido e simples.
Solicitamos que a imprensa colabore com a divulgação deste evento, para
atingirmos toda a população que necessita deste programa, voltados para mulheres.


Endereços e informações:
CCM Parelheiros
Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119 – Parelheiros.
(11) 5921-3935 / 5921-3665
CCM Perus
Rua Joaquim Antônio Arruda, 74 – Perus.
(11) 3917-7890 / 3917-5955
CCM Capela do Socorro
Rua Professor Oscar Barreto Filho, 350 – Grajaú.
(11) 5927-3102 / 5929-9334
CCM Santo Amaro
Praça Salim Farah Maluf, s/n.
(11) 5521-6626
CCM Itaquera
Rua Ubirajara, 495 – Itaquera.
(11) 2073-5706 / 2073-486317

CONCLUSÃO
A execução deste projeto nos proporcionou conhecimentos, que
acrescentaram aos que adquirimos ao longo do curso. Através das pesquisas,
associada com experiências na área de T.I. Conseguimos abordar os assuntos
como, princípios de sistemas de informação, organização de computador e
comunicação aplicada e um pouco de conhecimento já utilizado no projeto anterior,
onde nos possibilitou a criação do totem para Centro de Cidadania da Mulher
(CCM).
Na realização deste PIM foi respeitada a lei 11.340/06 conhecida como Lei
Maria da Penha, onde defende os direitos e valorização das mulheres.
Por fim, o projeto nos traduz uma melhoria positiva para o CCM, onde excede
o custo de implantação, porém não ultrapassa os recursos disponíveis, beneficiando
e proporcionando uma certa facilidade para um serviço disponível aos usuários.18

REFERÊNCIAS
PREFEITURA DE SÃO PAULO. Centro de Cidadania da Mulher (CCMs).
Disponível em:
<https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/mulheres/red
e_de_atendimento/index.php?p=209597>. Acesso em: 20 março. 2019.
WIKIPÉDIA,a enciclopédia livre. Cidadania. Disponível
em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania>. Acesso em: 25 março. 2019.
CIDADE DE SÃO PAULO. Centros de Cidadania estimulam mulheres a valorizar
seus direitos. Disponível em:<http://www.capital.sp.gov.br/noticia/centros-de-
cidadania-estimulam-mulheres-a-valorizar-seus-direitos>. Acesso em: 25 março.
2019
GOVERNO DO BRASIL. Empoderamento feminino reflete luta das mulheres por
igualdade social. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-
inclusao/2018/vctemvoz/empoderamento-feminino-reflete-luta-das-mulheres-por-
igualdade-social>. Acesso em: 20 março. 2019.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Direitos das mulheres. Disponível
em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_da_mulher#Legislação_brasileira>. Acesso
em: 17 março.2019
WIKIPÉDIA,a enciclopédia livre. Feminismo. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo> . Acesso em: 24 março. 2019.
TAVARES DA SILVA, Regina. Mulheres e Cidadania. Disponível
em:<http://www.arquivopintasilgo.pt/MLP/Dossiers/Dossier1/1/Default.aspx?IdSubDo
ssier=1>. Acesso em: 31 março. 2019.
POLITIZE. DIREITOS DA MULHER: AVANÇOS E RETROCESSOS NA
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Disponível19
em:<https://www.politize.com.br/direitos-da-mulher-avancos-e-retrocessos/>. Acesso
em 31 março.2019.
EXAME ABRIL.As leis brasileiras sobre direitos das mulheres — e os avanços
necessários.Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/as-leis-brasileiras-
sobre-direitos-das-mulheres-e-os-avancos-necessarios/>. Acesso em: 17 março.
2019.
JUSBRASIL.Violência contra a Mulher - Legislação Nacional e
Internacional.Disponível em:
<https://eduardocabette.jusbrasil.com.br/artigos/121937941/violencia-contra-a-
mulher-legislacao-nacional-e-internacional>. Acesso em: 1 jun. 2019.



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